Comemora os 25 anos de Crash Bandicoot, a primeira mascote da Sony

Foi em 1996, mais concretamente a 9 de Setembro, que a Naughty Dog, a mesma de The Last of Us e Uncharted, lançou o primeiro jogo de Crash Bandicoot, um exclusivo para a Playstation. A série consiste predominantemente em jogos de plataforma, mas também inclui spin-offs de outros géneros, como corridas de kart e jogos de festa.

Os jogos decorrem principalmente nas ilhas fictícias Wumpa, um arquipélago situado ao sul da Austrália onde humanos e animais mutantes coexistem. O protagonista da série é um marsupial geneticamente alterado chamado Crash, cuja vida tranquila nas Ilhas Wumpa é frequentemente interrompida pelo principal antagonista, o Doutor Neo Cortex, que criou Crash e o quer morto por ser uma experiência fracassada. Na maioria dos jogos, Crash deve derrotar Cortex e frustrar os seus planos de dominar o mundo.

A estreia de Crash Bandicoot na PlayStation foi bastante impactante, tendo vendido 6.820 milhões de cópias. Talvez por isso, Crash tornou-se numa espécie de mascote da PlayStation. Na época, duas das principais editoras de consolas já tinham os próprios personagens icónicos: a Nintendo, com Mario, e a SEGA, com Sonic. A Sony acabava de criar o seu.

Crash acabaria por chegar aos smartphones, em Março deste ano, através de um jogo de corrida infinita criado pela King, a mesma do sucesso Crandy Crush, e editada pela Activision.

Crash Bandicoot: On the Run! é um jogo de corrida infinita no qual o jogador controla o personagem ou a sua irmã Coco, que tem a tarefa de salvar o multiverso do domínio do Doutor Neo Cortex e seus lacaios. Os níveis do jogo ocorrem ao longo de caminhos de três faixas, como é usual neste género de jogos.

Para parar o nefasto doutor, guia Crash pelas ruas da cidade, esgotos húmidos e templos misteriosos, evitando obstáculos e apanhando guloseimas. Com caminhos secretos para encontrar e inimigos familiares para lutar, é uma interpretação inteligente dos jogos da consola.

Ao longo da Ilha Wumpa irás construir um arsenal de armas para derrotar os bandidos. O jogo vai mais além, permitindo que construas o teu próprio império flutuante. Conforme expandes a Ilha Wumpa, desbloquearás chefes maiores e piores, como formigas radioactivas e híbridos de gorila-escorpião, para lutares por recompensas ainda maiores. Derrota-os para ganhar soros e bombas movidos a nitro. O jogo apresenta um modo multiplayer assíncrono que permite aos jogadores competirem entre si.

Portanto, calca uns ténis e começa a correr.

Crash Bandicoot: On the Run!
Crash Bandicoot: On the Run!
Editora: Unknown
Preço: Grátis
‎Crash Bandicoot: On the Run!
‎Crash Bandicoot: On the Run!
Editora: King
Preço: Grátis+
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.