A Foneplay encerrou

É com muita tristeza que comunico o encerramento da Foneplay. Depois de muito ponderar cheguei à conclusão que não existem condições para prosseguir com o projecto/site. Foi uma caminhada cheia de altos e baixos, mas sempre feita com muita vontade e dedicação.

Foi com grande prazer e entusiasmo que estivemos convosco ao longo destes anos, através dos mais diversos meios e parceiros. Fomos pioneiros numa área do mercado de jogos que é hoje a maior e mais importante de todas.

O meu agradecimento a todos quantos nos acompanharam ao longo destes mais de 16 anos e também a todos quantos colaboraram connosco em trazer conteúdos divertidos e interessantes para os nossos leitores.

Abaixo deixo os principais marcos dos nossos 16 anos de história.

Joguem muito e divirtam-se.

Julho 2005

Lançamento do site

Criada a 4 de Julho de 2005, a Foneplay começou com o lançamento do site, o primeiro e único site português exclusivo sobre jogos para telemóveis. Com mais de 16 anos de existência, o site da Foneplay é um dos mais antigos relativos à temática dos jogos para telemóveis.

Dezembro 2005

Encarte em revistas

A estreia da Foneplay na imprensa escrita foi através de um encarte colocado em 3 das principais revistas da altura: PC Guia, MaxiConsolas e BGamer. A total tiragem destas revistas superava as 100 mil, por isso foi um excelente cartão de visita e de apresentação da Foneplay ao mercado nacional. Este esforço foi compensado com diversos comentários positivos, quer dos leitores quer das empresas dos jogos, o que acabaria por originar o lançamento da revista Foneplay alguns meses mais tarde. Os primeiros meses da Foneplay foram frenéticos, conseguindo algo inédito no mercado português.

Abril 2006

Primeira edição da revista

A primeira edição da revista em papel foi em Abril de 2006. A revista Foneplay tinha uma periodicidade bimestral, trazendo, ao longo das 6 edições do ano, notícias, artigos, mas, principalmente, análises dos mais recentes jogos para telemóveis. Editada ao longo de 25 edições, as tendências do mercado da imprensa escrita e dos jogos levaram ao seu encerramento em Agosto de 2010.

Abril 2006

Parceria com PC Guia

Começando em Abril de 2006 e durando cerca de 12 meses, a Foneplay foi responsável pelos conteúdos da página da revista dedicada aos jogos para telemóveis.

Setembro 2007

Parceria Sapo

Entre Setembro de 2007 e Outubro de 2008 a Foneplay fez parte dos sites parceiros do Sapo.

Setembro 2010

Parceria com NOS

Entre Setembro de 2010 e Maio de 2015 a Foneplay foi responsável pelo conteúdo do alerta semanal de jogos da NOS, onde se destacava um dos jogos existentes no serviço de jogos da operadora.

Dezembro de 2010

Lançamento revista digital

O primeiro número da Foneplay Digital foi editado em Dezembro de 2010. A edição digital da Foneplay foi lançada em três versões, uma para cada operadora nacional, onde eram destacados os principais jogos do momento com as respectivas análises, a lista dos últimos lançamentos e o top de vendas das respectivas operadoras, em conjunto com uma panóplia de outros artigos e destaques relacionados com este mercado. A revista durou 2 anos, com o último número a sair em Dezembro de 2012.

Setembro 2012

Parceria GameOver (Sapo)

Algum tempo depois, a Foneplay voltou a realizar uma parceria com o Sapo, desta vez no fornecimento de conteúdos relacionados com jogos para smartphones para o canal GameOver. Esta parceria durou cerca de um ano e meio (até Fevereiro de 2014),

Setembro 2016

Reactivação parceria com PC Guia

Alguns anos depois, a Foneplay voltou a realizar uma parceria com a PCGuia, sendo responsável pelos conteúdos da página da revista dedicada aos jogos para smartphones. Esta parceria durou até ao fecho do site, ou seja, na edição de Dezembro de 2021 da revista.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.