UNO comemora 50 anos a divertir e a unir pessoas

UNO comemora 50 anos. Idealizado numa barbearia em Cincinnati, no Ohio (EUA) por Merle Robbins em 1971, o icónico jogo de cartas foi criado como uma forma de as famílias passarem tempo juntas e rapidamente tornou-se um produto básico da casa. Cinco décadas depois, UNO, agora disponível em mais de 80 países e com 17 baralhos vendidos a cada minuto, cresceu e tornou-se uma sensação global que oferece aos fãs de todas as idades uma variedade de jogos digitais inovadores.

Durante 50 anos, UNO uniu as pessoas ao transcender o idioma, a cultura e a idade através da jogabilidade. Como o jogo número um do mundo, mantivemos as suas origens de um passatempo familiar, enquanto evoluímos para um fenómeno cultural“, disse Ray Adler, chefe global da Mattel Games. “Combinando as raízes da marca de inclusão e simplicidade, a base global de fãs apaixonados, e o impulso sem precedentes, de UNO 50º aniversário é uma celebração de um ano de passado, presente e futuro da marca”.

O que é o UNO

O UNO é um jogo de 108 cartas destinado a grupos de 2 a 10 jogadores, com idades a partir dos 7 anos, em que o objectivo é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão, jogando as cartas que correspondam ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Existem várias cartas especiais que dificultam o jogo.

Ao longo do ano foram realizados diversos eventos e acções comemorativas, incluindo o lançamento de uma versão física comemorativa e diversos torneios, incluindo um do jogo mobile que se realizou durante o verão.

Alguns factos históricos do UNO

1971 – A criação
Criação de Merle Robbins, o famoso jogo de cartas nasceu na barbearia do criador. O americano utilizou as poupanças para fabricar os primeiros cinco mil baralhos.

1972 – O primeiro grande salto
Um ano depois da criação, os direitos do jogo são vendidos à International Games. A partir de 1978, o jogo chega às grandes superfícies e o sucesso começa a intensificar-se.

1992 – O novo proprietário
A International Games é comprada pela Mattel, conhecida empresa de design e produção de jogos e brinquedos e actual proprietária dos direitos do jogo.

1999 – Do analógico para o digital
Nasce a primeira versão electrónica do jogo co o lançamento do UNO para o Nintendo Game Boy.

2008 – A chegada aos jogos para telemóvel
Depois de chegar às consolas de jogos, o famoso baralho de cartas alcança o bolso de qualquer um. Em parceria com a Gameloft, é criado o jogo oficial do UNO para telemóvel.

2018 – Depois do Uno, o Dos
Depois de 47 anos de especulação, é anunciada a mais aguardada sequela de um jogo de cartas: o Dos chega às bancas. É o dobro das regras e o dobro da diversão.

2019 – A bandeira da inclusão
Depois de um baralho adaptado para daltónicos, a marca dá mais um passo pela inclusão e lança a versão braille do UNO.

2021 – Os 50 anos
A edição comemorativa de meio século está nas lojas e inclui uma moeda de ouro exclusiva, uma carta especial e uma nova regra. Mais motivos para gritar UNO!

UNO nos smartphones

UNO marcou presença nos jogos para smartphones em 2008, através de um jogo criado pela Gameloft para telemóveis Java. Alguns outros jogos baseados na franquia foram lançados posteriormente, como UNO Free Fall ou UNO & Friends, incluindo para dispositivos Android e iOS. Actualmente existe apenas o jogo original sob alçada da Mattel163 Limited.

O jogo traz toda a conhecida e divertida mecânica do UNO mas acrescenta novas funcionalidades que o tornam ainda mais divertido. Uma delas é a possibilidade de criar uma sala de jogo e definir as nossas próprias regras, e sabemos que isto será incrivelmente divertido e interessante, afinal quantas pessoas conhecemos que têm as “suas” próprias regras. A outra é a possibilidade de criar uma equipa com um amigo ou familiar e realizar batalhas no modo 2v2, cujo objectivo é ajudarem-se mutuamente a reduzir a zero as cartas que temos na mão, ou as do nosso parceiro, o mais rapidamente possível para vencer a outra equipa. Temos ainda competições, prémios e muito mais para interagir e jogar com outras pessoas.

UNO! para smartphones é um jogo extremamente divertido, com várias características únicas que o tornam ainda mais viciante que a versão física.

UNO!™
UNO!™
Preço: Grátis
‎UNO!™
‎UNO!™
Preço: Grátis+
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.