A origem do Sudoku e os quais os melhores jogos para te divertires ao máximo

Sudoku é um jogo que tem tanto de simples quanto de viciante, embora resolvê-lo possa ser algo complexo para alguns. Mesmo assim, o Sudoku é um daqueles jogos que conseguiram chegar a milhões de pessoas de todo o mundo em muito pouco tempo.

A história do Sudoku

A matemática é a base da grande maioria dos jogos, tanto os físicos como os em formato digital. E há muitos que se baseiam em números, mas poucos são tão populares quanto o Sudoku. Este quebra-cabeças matemático foi inventado há muito tempo, mas não foi apenas recentemente que começou a ganhar mais fama.

Desde há algum tempo que muitas pessoas conheciam o jogo e muitos estavam presos pela jogabilidade viciante, embora a premissa fosse muito simples, mas não fácil de resolver. Ora vejamos um pouco da história do Sudoku, a pessoa que o inventou e que ajudou a torná-lo conhecido.

Leonhard Euler, um matemático suíço nascido em 1707 e falecido em 1783, é considerado por muitos o verdadeiro pai do Sudoku. Claro, naquela época não era conhecido por esse nome, mas por “Number Place”, embora a essência fosse exactamente a mesma. No entanto, só no final dos anos 1970 é que se pode dizer que o Sudoku foi realmente inventado. Pelo menos foi nessa época que recebeu o nome pelo qual mais tarde seria conhecido mundialmente e foi graças a Maki Kaji, que é considerado o padrinho do Sudoku e que faleceu recentemente.

Maki Kaji foi presidente da Nikoli, uma empresa japonesa especializada em jogos de lógica e quebra-cabeças. Resgatou o jogo inventado por Euler e baptizado de “Number Place”, e tentou arranjar um nome que fosse mais curto e fácil de lembrar. Foi assim que nasceu a palavra Sudoku, que em japonês, se separada em Su e Dolu, significa: número e apenas.

Portanto, Sudoku não significa outra coisa senão apenas números. Um nome que é útil para a ideia de colocar apenas números de 1 a 9, com a intenção de que cada linha e coluna de uma matriz 9 x 9 some sempre 45.

Sucesso do Sudoku

Sudoku parece ter estado connosco desde sempre, certo? Bem, em parte é assim, embora muitos só os conheçam desde 2004, ano em que começou a ganhar popularidade e a despertar o interesse de milhões de utilizadores em todo o mundo.

Naqueles anos, eram os jornais e revistas, especialmente do Reino Unido, que o incorporavam nas suas páginas de lazer. Os resultados foram muito atraentes que, em questão de um ano, já havia Sudokus em todas as partes do mundo e tornou-se um entretenimento ao nível do Tetris e outros clássicos.

Como jogar Sudoku

Como jogar Sudoku é muito simples. Este quebra-cabeças matemático consiste em preencher uma matriz 9 x 9. Ou seja, no total são 81 quadrados onde deve existir sempre um número de 1 a 9. Mas claro, com um detalhe deveras importante, pois na mesma linha, coluna ou sub-área, nenhum número pode ser repetido.

Isso significa que todas as linhas e colunas no final devam somar 45 cada. Existem Sudokus das mais diferentes dificuldades, sendo os números que servem de âncora ou guia inicial aqueles que marcam a dificuldade de cada um dos quebra-cabeças. Quanto mais números tiveres, mais fácil será enquadrá-los para que todas as linhas e colunas somem o mesmo valor.

Os melhores jogos de Sudoku para smartphones

O jogo do Sudoku ultrapassou fronteiras e não só entre países, mas também entre o mundo físico e o digital. Se foi sempre jogado no papel, há anos que existem jogos Sudoku para todas as plataformas de jogos, por isso só tens que decidir onde queres jogar.

Aqui listamos algumas sugestões de jogos Sudoku para smartphones Android e iOS. Da parafernália de títulos do género existentes, estes são alguns daqueles que nós achamos serem as melhores propostas.

Sudoku.com - Jogo de sudoku
Sudoku.com - Jogo de sudoku
Editora: Easybrain
Preço: Grátis
‎Sudoku.com - Puzzle Clássico
‎Sudoku.com - Puzzle Clássico
Editora: Easybrain
Preço: Grátis+
Sudoku - The Clean One
Sudoku - The Clean One
Editora: Dustland Design
Preço: Grátis
‎Sudoku - The Clean One
‎Sudoku - The Clean One
Editora: Priit Trink
Preço: Grátis+
Sudoku - sudoku Quebra-cabeça
Sudoku - sudoku Quebra-cabeça
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.