Apalavrados comemora 10 anos de muitos sucessos

O bem sucedido jogo de palavras cruzadas desenvolvido pela etermax, Apalavrados, ou Word Crack (título original), comemora o seu décimo aniversário e consagra-se como o jogo para smartphones de mais longa duração na sua categoria desenvolvido na América Latina, marcando um novo marco para o história da empresa e para a indústria dos videojogos da América Latina. A par de uma viagem pelos principais momentos do jogo, os fãs de Apalavrados vão poder aceder a uma série de surpresas dentro e fora do jogo para continuar a promover a diversão acompanhada de um convite constante para aguçar as mentes através da ligação com outras pessoas.

Antes de 2011, marcar pontos formando palavras e cruzando-as num tabuleiro nunca foi tão potencialmente global. Foi nesse ano que Apalavrados tornou-se o primeiro jogo para smartphones desenvolvido pela etermax e também o primeiro jogo de palavras casual e social criado na América Latina.

Além de promover o pensamento estratégico e as habilidades matemáticas, o seu componente social pioneiro era a principal novidade da época nos mercados hispânicos graças à possibilidade de jogar com pessoas de todo o mundo, fazer um chat com os rivais, guardar a lista de adversários para desafiá-los novamente ou carregar vários jogos simultaneamente e, assim, construindo uma comunidade virtual com mais de 100 milhões de downloads históricos.

Apalavrados não foi apenas o primeiro jogo que desenvolvemos, mas também uma das primeiras ferramentas móveis em espanhol a ligar pessoas de vários países do mundo com uma proposta divertida e desafiante. Ele passou de uma aplicação popular a uma grande sensação“, diz Maximo Cavazzani, CEO e fundador da etermax. “Estamos orgulhosos de ver que os nossos jogos duram no tempo, mas sobretudo porque são escolhidos porque divertem, promovem o conhecimento e a ligação com os outros e esperamos que acrescentem valor à sociedade e à cultura“.

Desde o seu lançamento, Apalavrados tem-se destacado, especialmente, nos países de língua espanhola. Na Espanha, por exemplo, foi instalado em 1 em cada 2 smartphones e tem uma base de fãs fiéis em jogadores com mais de 55 anos que ajudam a posicioná-lo em primeiro lugar nos jogos mais populares.

Em 2012, um ano após seu lançamento, foi apresentado como Melhor Jogo da App Store, Melhor Novo Jogo e uma das melhores aplicações gratuitas da App Store. Ele também ultrapassou os seus próprios recordes quando atingiu mais de 1,5 milhão de utilizadores activos por dia, mil downloads por hora, 100 milhões de palavras reproduzidas por mês e marcou mais de 92 milhões de mensagens por mês no seu chat pioneiro. Actualmente está disponível para Android e iOS em 18 idiomas e também possui uma linha de jogos de tabuleiro.

Com uma jogabilidade muito semelhante a Scrabble, para iniciar um novo jogo de Apalavrados, o utilizador deve clicar no botão na parte inferior do ecrã. Depois, pode escolher um adversário entre os seus amigos, procurando através do endereço de email ou com o nome de utilizador. Ele também pode escolher enfrentar um oponente aleatório. Além disso, o jogador pode seleccionar o vocabulário com o qual deseja ser desafiado.

A primeira palavra formada no tabuleiro está localizada na célula no centro, e as palavras formadas a seguir devem ser ligadas às palavras já criadas. Com o correcto posicionamento dos ladrilhos, eles podem criar mais de uma palavra por vez, bastando arrastar os ladrilhos, usar as letras e somar pontos. Se a palavra não for válida, os jogadores podem tentar novamente. Ao confirmar a sua palavra e tocar em “enviar” o turno termina.

Se o jogador colocar palavras nas células especiais, ele pode obter muitos pontos, dobrando e até triplicando por letra ou palavra formada. Se eles usarem as 7 peças que tiverem em mão numa única jogada, eles receberão um bónus. Podem fazer uso de ajudas (power-ups) que lhes dão mais oportunidades no jogo.

O vencedor será aquele com mais pontos no jogo. Mas atenção: o jogo irá expirar após 7 dias de inactividade e o vencedor será aquele que criou a última palavra. O jogo também termina mais cedo se os jogadores passarem a sua vez três vezes seguidas.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.