Sabes qual foi o primeiro jogo disponível para telemóveis? Não, não foi o Snake da Nokia

Qual foi o primeiro jogo para smartphones? Muitos dirão que foi Snake, o famoso jogo da cobra da Nokia. Mas estão errados.

Snake foi lançado em 1997 e, realmente, tornou-se num êxito devido principalmente por estar disponível em quase todos os modelos de telemóveis Nokia, que na altura era o maior fabricante de equipamentos móveis mundial. Mas, se não foi Snake, então qual foi? Afinal, existiram outros jogos que surgiram antes.

Três anos antes de Snake, ou seja, em 1994, existia uma versão costumizada de Tetris que vinha pré-instalada num tal Hagenuk MT-2000, um telemóvel criado por uma empresa dinamarquesa, o primeiro a nível mundial sem antena exterior. Mas também não foi esta versão do clássico Tetris o primeiro jogo móvel de sempre.

Pouco antes, em 1993, uma parceria entre a IBM e a BellSouth deu luz ao primeiro smartphone, o Simon Personal Communicator, equipamento que trazia uma caneta stylus e vinha equipado com uma calculadora, calendário, relógio e até a capacidade de ler emails. O IBM Simon trazia ainda um jogo chamado Scramble, cujo objectivo era mover quadrados de forma a criar uma imagem.

A opinião geral entre a comunidade é que Scramble foi o primeiro jogo criado para smartphones, tendo surgido um pouco antes da variante do clássico Tetris incluído no Hagenuk MT-2000. Isso significa que Snake da Nokia foi o terceiro jogo para smartphones a ser disponibilizado no mercado, mas, no entanto, foi de certeza aquele que obteve o maior sucesso e que desencadeou todo um novo ramo da indústria dos videojogos.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.