Receitas dos jogos para smartphones cresceram cerca de 26% nos primeiros nove meses do ano

As receitas globais dos jogos para smartphones aumentaram cerca de 26% nos primeiros nove meses de 2020 para um valor aproximado de 58,7 mil milhões de dólares, segundo estimativas da empresa Sensor Tower. Este aumento deve-se em grande parte à pandemia global de COVID-19 e os confinamentos adoptados em diversos países. Em termos comparativos, em 2019 as receitas aumentaram 17,5% para cerca de 46,7 mil milhões de dólares.

Os gastos dos jogadores em jogos para celular foram impulsionados pelos consumidores relegados a suas casas e buscando entretenimento junto com maneiras de se conectar e socializar com outras pessoas. Esta análise examina o impacto que tal comportamento teve no espaço de jogos para celular.

Em termos de lojas de apps, as receitas de jogos da App Store aumentaram 25,3%, quando no mesmo período do ano passado tinham registado um aumento de 17,5%. Na Google Play, as receitas cresceram um pouco mais rápido, aumentando 26,3%, versus os 17,4% de 2019.

Global Player Spending in Mobile Games for Q1 to Q3 2020

Em detalhe

Analisando em maior detalhe, e embora as receitas tenham vindo a aumentar sistematicamente em todos os trimestres deste ano, o maior aumento registou-se no primeiro trimestre, com receitas de 17,7 mil milhões de dólares, enquanto no segundo trimestre a receita cresceu 13,6% para mais de 20 mil milhões de dólares. No terceiro trimestre, o crescimento desacelerou, tendo-se registado um aumento de 4,1%, para quase 21 mil milhões. O pico de receitas registou-se em Maio com quase 7 mil milhões de dólares.

Estados Unidos Japão e China foram, por esta ordem, os países onde mais se gastou em jogos para smartphones, cerca de 41 mil milhões de dólares em conjunto.

Os downloads

Do mesmo modo que as receitas, os downloads também registaram um grande aumento nestes primeiros nove meses do ano, para cerca de 42,7 mil milhões, um aumento de 37% em comparação com 2019. Os downloads da Google Play aumentaram 42,8%, enquanto que os da App Store aumentaram 15,9%.

Global Downloads of Mobile Games for Q1 to Q3 2020

Em downloads, o país campeão é a Índia, com cerca de 7,3 mil milhões, ou seja, 17,2% to total, seguido dos EUA cerca de 4,2 mil milhões, ou 9,8%, enquanto o Brasil ficou em terceiro lugar com cerca de 3,5 mil milhões, ou aproximadamente 8%.

Os jogos

Em termos de jogos, PUBG Mobile foi o jogo que registou a maior receita no período em análise, gerando mais de 2 mil milhões de dólares. Honor of Kings ficou em segundo lugar, enquanto Pokémon GO ficou em terceiro. O título mais descarregado durante este período foi Garena Free Fire, que acumulou mais de 220 milhões de instalações. PUBG Mobile ficou em segundo lugar, enquanto Subway Surfers ficou em terceiro lugar.

Top Mobile Games by Worldwide Revenue and Downloads for Q1 to Q3 2020

Embora os títulos hiper-casuais tenham conseguido acumular downloads significativos este ano, tendo registado um aumento de cerca de 250%, é notável que os três títulos principais não sejam do género. A possibilidade de jogar com outras pessoas parece ser um ponto importante desses jogos durante o confinamento.

A segunda onda

A primeira onda da pandemia estimulou um aumento significativo nos downloads e receitas dos jogos para smartphones, na medida que muitos países adoptaram medidas de confinamento da população. O rápido crescimento desde então tem vindo a diminuir, embora a receita ainda esteja a registar um aumento considerável, sugerindo que os jogadores continuam dispostos a gastar mais, mesmo que não estejam a descarregar tantos jogos novos.

A segunda onda está entre nós, com muitos países europeus a aumentarem as restrições e a entrar novamente em confinamento. Embora o negócio de jogos seja, de certa forma, trivial em comparação com outros assuntos, os editores estão capazes de entrar nesta fase com mais conhecimento do que no início do ano e talvez possam esperar que a mesma tendência continue no quarto trimestre.

Fonte: Sensor Tower

Partilhe este artigo:

por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com telecomunicações móveis, trazendo diariamente notícias e artigos sobre as novas tendências deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.