A Apple ganhou mais dinheiro com jogos em 2019 do que a Nintendo, Microsoft, Sony e Activision Blizzard juntas

Ninguém vê a Apple como uma empresa de jogos, visto que ela não produz nenhum jogo. Ainda assim, estima-se que a empresa de Cupertino tenha gerado em 2019 mais receitas com jogos do que os gigantes da indústria Nintendo, Microsoft, Sony e Activision Blizzard juntos.

A revelação surpreendente vem de um relatório do Wall Street Journal examinando o lucro da App Store e quanto desse valor vem dos jogos. Utilizando dados da Sensor Tower, o WSJ escreve que a loja gerou 15,9 mil milhões de dólares entre Outubro de 2018 e Setembro de 2019. Com base nos cálculos de margem operacional da Apple revelados pela empresa, esta obteve 12,3 mil milhões de dólares em lucro operacional durante esse período.

A mesma análise do WSJ estima que a Apple terá lucrado 8,5 mil milhões de dólares apenas com os jogos. Essa quantia é cerca de 2 mil milhões de dólares superior aos ganhos combinados da Sony, Nintendo, Microsoft e Activision durante o mesmo período. A publicação baseou-se em registos financeiros públicos das empresas, juntamente com uma estimativa da Microsoft.

É importante notar que a Apple, durante o julgamento da Epic Games, alegou que as margens operacionais fornecidas estavam incorrectas e não contabilizaram os muitos custos conjuntos associados à App Store. Deste modo, os números do WSJ podem ser maiores do que a realidade.

Sensor Tower relata que 45 mil milhões de dólares foram gastos em jogos móveis da App Store durante o ano fiscal de 2020. Cerca de 13,5 mil milhões dos quais foram para a Apple, muito dinheiro, mas ainda assim apenas 5% da receita total da empresa para o ano. A empresa de análise estima que, apenas no primeiro semestre de 2021, as receitas da App Store sejam de 23,4 mil milhões de dólares, 30% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →