GlobalData prevê que as receitas dos jogos mobile cheguem aos 272 mil milhões de dólares em 2030

A empresa de estudos de mercado GlobalData prevê que os jogos mobile obtenham receitas na ordem dos 272 mil milhões de dólares em 2030, tornando-se no segmento dominante do mercado global de videojogos. Com a revolução do 5G a aproximar-se, novos processadores e melhores tecnologias de exibição estão a tornar as plataformas móveis mais preparadas para os jogos. Cada empresa de jogos deve desenvolver experiência nesta área para manter-se relevante, de acordo com a GlobalData.

O último relatório temático da GlobalData, Thematic Research: Mobile Gaming, revela que o mercado de jogos para smartphones valerá os tais 272 mil milhões de dólares em 2030, em contraste com os 98 mil milhões de dólares de 2020. A indústria registará uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11% ao longo de dez anos.

Rupantar Guha, gerente de projecto associado para pesquisa temática da GlobalData, comenta: “Os jogos móveis são já maiores do que o mercado de jogos de consola e PC juntos, contribuindo com quase 57% da receita global de jogos em 2020. A maturidade crescente do streaming (suportado por 5G ), serviços de jogos na nuvem e e-sports móveis – combinados com o facto de que as plataformas móveis estão próximas da paridade técnica com PCs e consolas – significa que a maioria dos jogadores adoptará os jogos móveis nos próximos anos. Como resultado, continuará a ser responsável pela maior parte da receita global de jogos nos próximos dez anos”.

Guha continua: “A experiência em jogos móveis é essencial para todas as empresas de jogos. As editoras tradicionais de consolas e jogos para PC, como a Activision Blizzard e a EA, estão cada vez mais focadas nos populares jogos móveis e nas suas lucrativas oportunidades de receita. Eles competem com empresas como a Tencent, Sea e Perfect World, que concentram-se principalmente em jogos móveis. Empresas dos media social (por exemplo, ByteDance) e anunciantes online (por exemplo, AppLovin) estão também a migrar para a publicação de jogos móveis.

O 5G irá conduzir a próxima onda de inovação em jogos móveis. As redes 5G permitem que os jogos sejam descarregados mais rapidamente do que nas redes 4G actuais e auxiliam no desenvolvimento de serviços de jogos na nuvem baseados em dispositivos móveis e jogos de realidade aumentada (AR). Com a capacidade de suportar um milhão de dispositivos num único quilómetro quadrado, o 5G levará mais utilizadores para os jogos móveis, especialmente em títulos multiplayer. Isso, por sua vez, impulsionará o crescimento dos e-sports electrónicos móveis.

Fonte: Press release / Globaldata

Partilhe este artigo:

por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com jogos para smartphones, trazendo diariamente notícias, artigos e sugestões sobre os melhores jogos deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.