Cinco jogos para smartphones já superaram a fasquia dos mil milhões de dólares em receita este ano

Num ano dominado por uma pandemia global, o mercado de jogos para smartphones teve um crescimento ainda maior que o esperado, muito em virtude do confinamento e da necessidade das pessoas de arranjarem formas de se distrair e de interagir com outros. Este ano, segundo a Sensor Tower, temos cinco jogos que ultrapassaram os mil milhões de dólares em receitas.

A empresa análise de dados adiantou que a Tencent obteve os dois maiores sucessos do ano com PUBG Mobile e Honor of Kings, que arrecadaram 2,6 mil milhões e 2,5 mil milhões de dólares até agora, respectivamente. Referir que estes números não incluem a receita das lojas Android de terceiros na China ou noutras regiões, e o número de PUBG Mobile inclui as receitas de Game for Peace, o nome usado na China.

O número PUBG Mobile representa um salto de 64,3% em relação ao ano passado, enquanto Honor of Kings é de 42,8%.

Mobile Games by Worldwide Revenue From January 1 to December 14 2020

Houve uma diferença considerável entre os dois melhores jogos e os restantes com melhor desempenho do ano. Pokémon Go, o terceiro jogo com maior receita do ano rendeu 1,2 mil milhões de dólares no acumulado do ano, um aumento de 31,5%.

Os dois últimos títulos que constam deste restrito grupo são Coin Master e Roblox, ambos a duplicarem as receitas de 2019 e cada um arrecadando 1,1 mil milhões de dólares no acumulado do ano.

Com algumas semanas ainda em falta até ao final do ano, é possível que outro jogo atinja o patamar dos mil milhões de dólares. Monster Strike do Mixi está lá perto, tendo acumulado até agora 958 milhões, embora o seu crescimento tenha sido mais modesto, de apenas 2,8% em relação aos valores do ano passado.

Até agora, em 2020, o mercado global de jogos móveis gerou 75,4 mil milhões, o que já representa um aumento de 19,5% em relação a 2019“, disse Craig Chapple, estrategista de insights da EMEA da Senor Tower. “Embora 2021 provavelmente não consiga acompanhar o extraordinário crescimento da receita dos jogos para smartphone deste ano, esperamos que o sector aproveite o forte desempenho de 2020, o que pode resultar em mais jogos a chegarem ao patamar dos mil milhões de dólares até ao final do próximo ano.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.