Como estava previsto, a Riot Games já disponibilizou o jogo League of Legends: Wild Rift, em versão Open Beta, na Europa, estando, deste modo, disponível para download em Portugal.
Esta é uma das propostas mais ambiciosas da Riot para dispositivos móveis, trazer o seu popular League of Legends (LoL) para os smartphones é um passo bastante arrojado. Ainda para mais quando o jogo estará acessível para a grande maioria dos smartphones do mercado, não exigindo muito hardware, apesar de ser uma proposta contundente tanto a nível gráfico quanto em termos de jogabilidade.
Quem conhece LoL no PC perceberá rapidamente que Wild Rift não é exactamente igual, embora seja muito semelhante. Wild Rift não se trata de uma transposição da versão do PC, mas antes uma adaptação com um mapa mais pequeno, menos níveis para campeões e com o objectivo principal das partidas durarem cerca de 20 minutos, ao invés dos 30 a 60 minutos da versão para PC.
Ao nível gráfico Wild Rift é uma proposta bastante ambiciosa, com excelentes cenários e animações. A interface é menos complexa que a do PC, já que todos os controlos foram adaptados para facilitar o jogo usando os botões virtuais que estão no ecrã. A jogabilidade é a mesma do PC, mas simplificada, uma vez que existem menos personagens, menos elementos no mapa e tudo é mais fácil do que na versão para PC.
Isto resume-se a indicar que não teremos cross-play com a versão para PC, e nem mesmo o progresso será partilhado, ou seja, o que se fizer num jogo e no outro contarão como conquistas separadas.
Mesmo com estas simplificações, Wild Rift é em tudo um verdadeiro LoL, onde os elementos visuais, as habilidades e os campeões foram tratados em detalhe para que tudo seja fiel ao jogo original.
O jogo está disponível para dispositivos Android e iOS como download gratuito, com compras embutidas.