Google lança Look to Speak, uma app que permite falar com os olhos

Para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, o Google não para de lançar ferramentas de acessibilidade , sendo a mais recente adenda a esta lista o novo Look to Speak, uma aplicação para pessoas com deficiências motoras e de fala que permite usar os nossos olhos para comunicarmos.

Look to Speak é uma app experimental desenvolvida pela Google Creative Lab e que está disponível para Android 9.0 ou superior, incluindo Android One. Foi projectada por um pequeno grupo de pessoas que poderiam beneficiar de uma ferramenta com essas características. O seu funcionamento é muito simples. Basta olhar para a esquerda, para a direita ou para cima para encontrar e seleccionar o que querem dizer a partir de um conjunto de palavras ou frases padrão, que depois a app irá ler em voz alta. As configurações de sensibilidade do olhar podem ser ajustadas e todos os dados são privados e nunca saem do equipamento. 

Look to Speak está apenas disponível em inglês, no entanto a app permite personalizar as palavras e frases, dessa forma é possível traduzi-las ou adicionar outras frases para adaptá-las ao utilizador. A leitura é feita com o idioma padrão do equipamento, que poderá assim ler em Português.

Esta app pode ser o complemento perfeito para os outros dispositivos de comunicação que não podem ser facilmente utilizados em algumas situações, como por exemplo quando estamos ao ar livre, em trânsito, no duche e em situações de urgência. Basta segurar o smartphone à altura do rosto para que a câmara reconheça o movimento dos olhos.

Look to Speak
Look to Speak
Preço: Grátis
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.