Gostas de jogos da Nintendo? Então não deixes de experimentar estes no teu smartphone

Se gostas de jogos da Nintendo não precisas de ter uma consola da marca para experimentares divertidos e desafiantes títulos da centenária empresa de jogos. Sim, centenária pois a Nintendo comemorou no passado dia 23 de Setembro 132 anos, uma vez que foi fundada no longínquo ano de 1889.

Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo, que começou por criar jogos de cartas, mudando o seu foco ao longo dos anos para os mais variados serviços, como alimentação e hotelaria, até os anos 70, quando a empresa começou a trabalhar no mercado dos videojogos, alcançando o sucesso uma década depois com Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto. Foi o início de um período de muito sucesso. A empresa lançou várias consolas e consolas portáteis, criando um império no valor de vários milhares de milhões de dólares. A empresa começou a lidar com consolas de jogos ainda nos anos 70, tendo distribuído vários modelos antes de produzir e comercializar os seus próprios equipamentos, em 1983 com o lançamento da NES. Muitas outras consolas foram lançadas posteriormente, desde o Game Boy, a Nintendo DS, a Wii e mais recentemente a Switch e a Switch Lite.

Estreante no mundo dos jogos mobile em Dezembro de 2016, ou seja a cerca de 5 anos atrás, com o jogo Super Mario Run, a Nintendo pôs assim termo a uma questão que se arrastava há muitos anos: quando é que teríamos jogos da Nintendo nos smartphones. O lançamento, e o sucesso, da Switch veio tirar muito do que se antevia da empresa para o mobile, estando todos a aguardar por uma novidade há já algum tempo.

Super Mario Run

É foi primeiro jogo da franquia Mario desenvolvido para dispositivos móveis. Em Super Mario Run o jogador controla Mario enquanto ele corre automaticamente da esquerda para direita, permitindo assim o controlo com apenas uma mão para realizar saltos e ficando a pressionar o ecrã para dar saltos mais altos. O estilo de Super Mario Run mantém-se como nos outros jogos da série, sendo preciso saltar sobre os inimigos, recolher moedas e evitar os perigos no caminho. O objectivo do jogador é conseguir que Mario chegue com segurança ao final do nível no menor tempo possível. O jogo teve envolvimento do criador da série Shigeru Miyamoto e pela mesma equipa que desenvolveu New Super Mario Bros. para o Nintendo DS, apresentando muitos conceitos de jogabilidade adaptados para serem jogados em smartphones.

‎Super Mario Run
‎Super Mario Run
Preço: Grátis+
Super Mario Run
Super Mario Run
Editora: Unknown
Preço: Grátis

Mario Kart Tour

Além dos cursos já conhecidos da série Mario Kart, o Mario Kart Tour inclui cursos localizados em várias cidades do mundo (Nova York, Tóquio, Paris, Londres, Vancouver, Los Angeles, Berlim, Sydney). O jogo diverge da jogabilidade tradicional da série, onde o objectivo é chegar primeiro à meta, utilizando um sistema baseado em pontos. Ao contrário das versões anteriores da série, grande parte da condução, nomeadamente aceleração e impulsos de salto, é executada automaticamente.

‎Mario Kart Tour
‎Mario Kart Tour
Preço: Grátis+
Mario Kart Tour
Mario Kart Tour
Editora: Unknown
Preço: Grátis

Animal Crossing: Pocket Camp

Mantendo a mesma mecânica e estilo visual da série, o objectivo do jogador é construir e personalizar um parque de campismo, interagindo com os campistas e criando itens temáticos que poderá encontrar explorando o cenário. O jogador tem ainda que satisfazer os pedidos dos animais, o que aumentará o nível de amizade e garantirá novas visitas. O jogo desenrola-se em tempo real, com as tarefas e itens a serem actualizados após algumas horas, podendo o jogador gastar dinheiro real para acelerar as coisas.

‎Animal Crossing: Pocket Camp
‎Animal Crossing: Pocket Camp
Animal Crossing: Pocket Camp
Animal Crossing: Pocket Camp
Editora: Unknown
Preço: Grátis

Fire Emblem Heroes

Este jogo é um spin-off para smartphones da aclamada série de RPG e estratégia Fire Emblem da Nintendo, que faz sucesso há mais de 30. Com o objectivo de atacar as unidades inimigas, os jogadores podem invocar personagens da série Fire Emblem num mapa em formato de tabuleiro 8×6. Será preciso lutar em batalhas optimizadas para ecrãs tácteis. Desenvolve as habilidades dos teus heróis e lev-os à vitória. Obtêm-se novos personagens através da moeda virtual do jogo, conhecida como “Orbs”, a qual pode ser adquirida através de missões e desafios em jogo ou através de microtransações.

‎Fire Emblem Heroes
‎Fire Emblem Heroes
Preço: Grátis+
Fire Emblem Heroes
Fire Emblem Heroes
Editora: Unknown
Preço: Grátis

Dr. Mario World

O segundo jogo com o conhecido personagem da Nintendo é um quebra-cabeças com uma mecânica similar à típica combinação de três peças. O objectivo é eliminar todos os vírus utilizando as cápsulas que se encontram na parte de baixo do ecrã. Existe um número limite de cápsulas a serem utilizadas em cada nível, por isso os jogadores precisam pensar em estratégias e planear muito bem as suas jogadas. Dr. Mario não é o único médico de serviço, a Dra. Peach, o Dr. Bowser, o Dr. Toad e outros estão disponíveis para ajudar a acabar com os vírus através de uma variedade de habilidades. No entanto, Dr. Mario World deixará de dar “consultas” a partir de 1 de Novembro de 2021, data em que o jogo será descontinuado.

‎Dr. Mario World
‎Dr. Mario World
Preço: Grátis+
Dr. Mario World
Dr. Mario World
Preço: Grátis
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.