OCU e Google lançam o jogo Space Shelter com o intuito de sensibilizar para a cibersegurança

A Internet nunca teve tanto potencial para melhorar a vida das pessoas, mas isso só é verdade enquanto for segura. Por ocasião do Mês da Cibersegurança da União Europeia, que se comemora em Outubro, a Google e a Euroconsumers, com as suas organizações nacionais de consumidores de Portugal (DecoProteste), Itália (Altroconsumo), Espanha (OCU) e Bélgica (Test-Achats), uniram forças para criar “Space Shelter”.

Space Shelter é um jogo online para aprender a navegar com segurança na Internet, enquanto o utilizador se diverte. Este novo jogo ajudará as pessoas de todas as idades a testar as suas habilidades e aprender novas, tudo com uma ligação básica à Internet.

Este projecto conjunto faz parte do Mês da Segurança Cibernética da União Europeia. Após um ano de aceleração tecnológica e ameaças à segurança no ambiente online, este trabalho tornou-se mais urgente. Todos os dias, o Google bloqueia automaticamente mais de 100 milhões de tentativas de phishing, o Google Fotos criptografa 4 mil milhões de fotos e o Google Play Protect realiza análises de segurança em 100 mil milhões de aplicações instaladas. A Google verifica 900 milhões de passwords diariamente e protege automaticamente mais de 4 mil milhões de dispositivos com uma tecnologia de navegação segura.

O objectivo do projecto é tornar a Internet mais segura e ensinar hábitos digitais saudáveis. Existirão especialistas e educadores para ajudar as pessoas a definirem limites e usarem a tecnologia de forma adequada para si mesmas e para as suas famílias.

“Space Shelter” transforma a aprendizagem de segurança online numa aventura, com gráficos fluidos e design e som de qualidade. Os jogadores escolherão um avatar a partir de um conjunto de personagens, e terão que passar por uma série de cinco mini-jogos antes de aterrarem no seu destino: o Abrigo Espacial (“Space Shelter”). Pelo caminho, eles descobrirão os elementos que tornam uma conta da Internet segura, desde o uso de um gestor de passwords até à compreensão da autenticação multi-factores e das configurações de privacidade do utilizador.

Paralelamente e em colaboração com a TechSoup por meio do projecto, uma série de treinos sobre questões de privacidade e segurança serão ministrados a ONGs em todos os países onde este projecto será lançado, com o objectivo de atingir até 3000 ONGs.

O lançamento de Space Shelter também contará com o apoio de 12 YouTubers dos quatro países que, como verdadeiros astronautas, receberão um kit de sobrevivência e treino de Paolo Nespoli, ex-astronauta, comunicador científico e treinador. Estes aspirantes a astronautas de segurança promoverão o jogo para um grupo mais amplo de consumidores.

A Internet oferece um grande potencial para melhorar a vida das pessoas, mas apenas se for seguro usá-la. É por isso que a Euroconsumers e as suas organizações membros, como a OCU, colaboram com o Google para tornar a Internet um lugar mais seguro para todos, com foco especial no bem-estar digital, segurança familiar e privacidade online. A parceria entre a Euroconsumers e a Google visa atingir esses objectivos, capacitando os consumidores com conhecimentos, ferramentas e programas, como o Space Shelter.

Space Shelter trata-se de um jogo construído em HTML5 podendo ser jogado através deste link num qualquer smartphones Android ou iOS ou num qualquer browser de PC.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.