Quando começamos a entrar na fase de desconfinamento e que começam a abrir alguns dos negócios e lojas, eis que surge uma aplicação que permite encontrar o comércio local em torno da localização do utilizador que esteja aberto.
Chama-se Around Me e permite encontrar lojas locais que estejam abertas perto da localização do utilizador, mesmo que não tenham site ou não estejam incluídas numa plataforma de comércio electrónico. O objectivo é estimular os pequenos negócios que começam a retomar a actividade à medida que o governo vai diminuindo as restrições de confinamento no âmbito da pandemia de Covid-19.
A aplicação foi desenvolvida pela ForTrevo em conjunto com a Outsystems, com o apoio directo da Câmara Municipal de Lisboa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a União de Associações do Comércio e Serviços. O protejo está incluído no programa ‘Covid-19 Community Response Program’, cujo objectivo é criar até 20 aplicações para ajudar no combate ao novo coronavírus.
Através da geolocalização do smartphone ou computador, a plataforma disponibiliza ao utilizador quais as lojas, mercearias e supermercados, entre outros, que se encontram abertos. Assim, cada pessoa que utiliza a aplicação terá informação útil não só sobre os horários de funcionamento, mas também sobre os produtos que são vendidos em determinado estabelecimento, havendo a possibilidade de contactar directamente o dono do espaço.
“Neste momento, é informativo e tem um pouco de publicidade do pequeno comércio. Acaba por funcionar como ‘publicidade vs marketing’ do pequeno comércio”, disse Olga Duarte presidente executiva e co-fundadora da ForTrevo, adiantando, todavia, que está pensada a criação de uma segunda versão, que deverá “dar um bocadinho mais autonomia às lojas, para poderem fazer upload de informação, como também fazerem catálogos”.
Afirma ainda que a criação da aplicação “surge como um desejo da equipa ForTrevo de apoiar o comércio local que, tantas vezes esquecido, em tempos de pandemia, surpreendeu e serviu da melhor forma a sua comunidade local. Esta solução vem também de forma muito importante possibilitar que o comerciante consiga, mesmo após o fim do Estado de Emergência, ter uma presença digital e mais facilmente darem-se a conhecer aos seus clientes”.