Aplicação InfoPraias irá mostrar em tempo real os níveis de ocupação das praias

O Governo anunciou que a reabertura das praias ocorrerá no dia 6 de Junho, tendo também indicado as regras que os banhistas terão de seguir, entre as quais está a obrigatoriedade do distanciamento de três metros entre guarda-sóis e de 1,5 metros entre banhistas, estando os desportos fora de água proibidos.

Temos que ter consciência que cada um de nós tem o dever cívico de nos proteger e proteger os outros. Temos de estar a uma distância mínima de 1,5 metros e não podemos ter em cada praia forças de segurança. Se houver abuso teremos de interditar o acesso às praias”, avisou o primeiro-ministro.

Para indicar o estado da ocupação de cada praia, será criada uma sinalética semelhante a um semáforo com cor verde, amarela e vermelha, indicando o nível de ocupação. Para facilitar o acesso a esta informação, a mesma estará disponível na app Info Praia, da Agência Portuguesa do Ambiente, assim como no respectivo site.

O código de cores usado indica se a praia está livre (ocupação inferior a um terço) com a cor verde, se está ocupada (ocupação de cerca de dois terços) com a cor amarela, e se está cheia, indicado pela cor vermelha. A informação de ocupação será disponibilizada pelos concessionários das praias e pelos postos de apoio da Fundação Vodafone, com fiscalização através das câmaras e pelos próprios veraneantes.

O sistema irá ainda aceder a informação anónima sobre a quantidade de telemóveis na zona do areal, explicou o primeiro-ministro, que adiantou ainda que “estamos a trabalhar com as operadoras para sinalizar a ocupação, não pelo número de telemóveis ou utilizadores mas pela mancha de ocupação do território para organizar“.

Portanto, teremos muito provavelmente um período veraneio bastante atribulado, e o acesso à informação da ocupação das praias será essencial, por isso descarregar a app será muito aconselhável.

Info Praia
Info Praia
‎Info Praia
‎Info Praia
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
  • ‎Info Praia Screenshot
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.