De acordo com a Reuters, três fontes diferentes confirmaram que a chinesa Tencent está a trabalhar em conjunto com a unidade norte-americana da Riot Games com o objectivo de desenvolver uma versão para smartphones do popular jogo League of Legends. Isto não é nenhuma novidade, há alguns anos que existem rumores desta parceria. Mas actualmente existem indicadores de que algo concreto poderá acontecer num futuro próximo.
O sucesso na China de Honor of Kings, lançado em 2015 pela Tencent e que conta com mais de 140 milhões de utilizadores activos, revela como o mercado chinês está propenso a este tipo de jogos mobile. Embora League of Legends tenha gerado 1,4 mil milhões de dólares de receita no ano passado, estas caíram 21% em relação ao ano anterior, de acordo com analista de dados Statista.
“O League of Legends não está a correr tão bem quanto costumava, e por isso a Riot precisa muito de uma nova forma de monetizar o jogo, especialmente considerando que é o único jogo da Riot”, disse Gu Tianyi, analista da Newzoo. Uma versão móvel provavelmente traria mais jogadores asiáticos, que tendem a preferir jogos baseados em dispositivos móveis, enquanto os jogadores ocidentais tendem a preferir PCs ou consolas. Isto é bem patente nos dados facultados pela Newzoo ao indicarem que os jogos para smartphones representaram 57% da receita de videojogos na China em 2018, mas apenas 36% no mercado dos EUA.
Gu acrescentou, no entanto, que seria difícil para uma versão mobile de League of Legends alcançar o mesmo nível de sucesso na China de Honor of Kings sem introduzir inovação no jogo, uma vez que o mercado de jogos do género está bastante saturado.
O League of Legends é o jogo para PCs mais popular classificado pelo número de utilizadores únicos num mês, com 24,7% de todos os jogadores de PC do mundo a jogá-lo em Abril deste ano, segundo a Newzoo, que não adiantou nenhum número absoluto. A final do Campeonato Mundial de League of Legends foi o maior torneio de e-sports de 2018 em horas de transmissão, assistido através do Twitch e do YouTube Gaming, ostentando 81,1 milhões de horas assistidas.
Uma das fontes disse que a Tencent e a Riot estão a trabalhar numa versão móvel de League of Legends há mais de um ano, embora uma outra fonte afirme que é improvável que esta seja lançada em 2019. As fontes recusaram-se a ser identificadas, pois os detalhes do projecto eram confidenciais. Um porta-voz da Tencent recusou-se a comentar e representantes da Riot não responderam aos pedidos de comentários da Reuters, resta aguardar por novidades.