Rayman, o carismático herói sem membros, comemora 25 anos desde o seu lançamento

Rayman

Rayman é um dos mais conhecidos personagens dos videojogos, comemora este ano 25 anos desde o lançamento do primeiro jogo. Nascido em 1995, Rayman, um herói sem braços ou pernas, foi criado por uma talentosa equipa liderada por Michel Ancel e Frederic Houde.

Desde o lançamento, o jogo de plataforma foi aclamado pela crítica devido à sua originalidade, jogabilidade e incríveis gráficos e efeitos áudio. Desde então, Rayman tornou-se na mascote da Ubisoft, obtendo um volume de vendas de mais de 28 milhões de jogos em todo o mundo.

Rayman apareceu pela primeira vez na PlayStation logo no início da vida da consola, tornou-se um grande sucesso para a Ubisoft, com conversões do jogo original para várias outras plataformas, desde o PC ao Game Boy Advance e, mais recentemente, ao smartphone. Pode não trazer muitas novas mecânicas, mas a singularidade de seu herói, os coloridos gráficos e os níveis habilmente projectados combinaram-se para fazer de Rayman um dos jogos mais populares da PlayStation, tendo, inclusive, dado origem a vários outros spin-offs populares, incluindo a franquia Rabbids.

O mercado dos jogos para telemóveis não poderia ser esquecido, com o lançamento de diversos títulos, alguns ainda no tempo dos jogos em Java, produzidos pela Gameloft. A era dos smartphones trouxe vários títulos com o famoso personagem, todos jogos de plataformas, o género principal dos títulos de Rayman.

No entanto, os fãs estão algo frustrados coma Ubisoft pois a editora parece ter deixado passar esta importante data sem qualquer tipo de comemoração. Do lado dos smartphones, temos ainda a triste notícia da conversão do título original, lançada em 2016, aparentemente, já não estar disponível para download. No entanto, aqui ficam os três jogos com o frenético personagem com os quais ainda nos divertir nos nossos smartphones.

Rayman Jungle Run

Rayman Jungle Run marcou a estreia do conhecido personagem nos jogos para smartphones e tablets. Trata-se de um jogo de plataformas onde a missão do jogador é tocar no ecrã nos momentos certos para fazer Rayman realizar as acções necessárias para progredir no nível. O jogo é composto por 70 níveis divididos em diferentes cenários. Todos são extremamente curtos, duram entre 30 e 60 segundos, perfeitos para curtos momentos de jogatina com o smartphone. Rayman corre de forma automática para a direita sendo apenas necessário que o jogador toque do ecrã para que este realize determinada ação, como saltar, voar ou socar os inimigos e obstáculos. O objetivo é concluir o nível com sucesso, embora existam outras metas que são pedidas, como obter um determinado número de Lums.

Rayman Jungle Run
Rayman Jungle Run
Preço: 1,09 €

Rayman Fiesta Run

Rayman Fiesta Run é a continuação de Rayman Jungle Run, mantendo toda a mesma mecânica mas introduzindo algumas novidades para melhorar ainda mais a divertida jogabilidade. O jogo é composto por mais de 75 níveis divididos em diferentes cenários. São igualmente níveis de incremental dificuldade e de curta duração. Para além de saltar, voar e socar, Rayman pode agora deslizar, nadar e diminuir o seu tamanho. Existem níveis onde Rayman corre para a esquerda e outros em que corre para a direita e outros onde terá que medir forças com um boss. Se chegar ao final do nível pode até não ser muito complicado, apanhar os 100 Lums já obriga a memorizar as várias armadilhas e repetir os níveis várias vezes até finalmente o conseguir. Apanhar os 100 Lums permite desbloquear um modo muito mais difícil do mesmo nível.

Rayman Fiesta Run
Rayman Fiesta Run
Preço: 1,09 €

Rayman Adventures

Rayman Adventures é um jogo de aventura e plataformas onde o jogador é levado a embarcar numa viagem por mundos lendários numa jornada para resgatar os ovos das Incrediballs e trazer vida nova à Árvore Sagrada. Piratas roubaram os ovos antigos que sustentam a Árvore Sagrada e espalharam-nos à volta do mundo. Rayman, o destemido herói, e Bárbara, a sua companheira viking, partem em busca dos ovos percorrendo diversos locais, desde castelos medievais assombrados ao mundo mitológico de Olimpo. Os heróis correm de forma automática, sendo necessário fazê-los saltar por diversas plataformas e ativar muito mecanismos para assim poderem progredir ou aceder aos seus amigos que se encontram aprisionados. Os objetivos de cada nível são variados mas, no geral, baseiam-se em recolher Lums, moedas de ouro e libertar os seus amigos.

‎Rayman Adventures
‎Rayman Adventures
Editora: Ubisoft
Preço: Grátis+
Rayman Adventures
Rayman Adventures
Preço: Grátis
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.