Pokémon Go celebra hoje cinco anos, comemore com um evento especial e vários bónus

Um dos maiores êxitos de sempre do mercado de jogos para smartphones está hoje de parabéns. Trata-se de Pokémon GO, o popular jogo de realidade aumentada da Niantic, que comemora hoje 5 anos desde o seu lançamento. E comemora também outro grande feito, o ultrapassar os 5 mil milhões de dólares de receitas, segundo dados da Sensor Tower.

São realmente números incríveis, significa que o título gerou em média mil milhões de dólares por ano. Pokémon GO continua como líder absoluto na categoria dos jogos do género, tendo arrecadado 641,6 milhões de dólares no primeiro semestre de 2021. isto são excelentes números, significando um aumento de 34% comparando com o período homologo do ano passado e de 130% quando comparado como o primeiro semestre de 2017.

Gastos globais de jogadores no primeiro semestre em Pokémon GO

Isto representa um excelente começo, visto que 2020 é até à data o melhor ano de sempre do jogo.

Os Estados Unidos são o país que mais gera receita para o Pokémon GO até o momento, com um pesos de 36,6% das receitas. O Japão ocupa a segunda posição, com 32%, enquanto a Alemanha ocupa a terceira posição, com 5,4%.

Ainda em termos de receitas, a Google Play responde pela maior parte , 52,8%, enquanto que a App Store tem um peso de 47,2%. Como seria de esperar, em termos de downloads a Google Play também é a principal, e neste caso com uma diferença muito superior, acumulando aproximadamente 487 milhões de downloads, ou cerca de 77%, enquanto que a App Store gerou 144,8 milhões de downloads, ou aproximadamente 23% do total.

Até o momento, o Pokémon GO obteve aproximadamente 632 milhões de downloads. Os EUA estão em primeiro lugar com 115,5 milhões de downloads, ou 18,3% do total. O Brasil ocupa a segunda posição em instalações, enquanto a Índia completa as três primeiras.

Estes resultados foram obtidos, essencialmente, pela Niantic ter mantido o jogo sempre fresco através de uma série de actualizações importantes que adicionaram diversas novidades e novos Pokémon para apanhar. A pandemia e os confinamentos apresentaram um grande desafio para um título focado em levar os jogadores para fora de casa, mas a adição de mais funcionalidade para manter os utilizadores activos mesmo fechados em casa valeu a pena, com as receitas de 2020 a terem atingido o melhor valor de sempre. E 2021 apresenta-se como bem capaz de ultrapassar esse patamar.

Para comemorar o quinto aniversário de Pokémon GO, poderá participar de um evento de celebração com a participação do Pikachu Voador com um balão em forma de 5, Darumaka brilhante para apanhar e muito mais. Poderemos ainda encontrar alguns Pokémon iniciais na natureza, como Charmander, Cyndaquil, Squirtle, Mudkip e Fennekin. Este evento decorre até ao dia 15 de Julho, se é jogador não deixe de participar.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.