Há mais de 150 anos, a invenção do braille foi revolucionária ao tornar a leitura e a escrita acessíveis a pessoas cegas. Hoje, as ecrãs braille tornam a digitação acessível na maioria dos telefones e computadores através de um teclado físico em braille. Mas a Google acaba de disponibilizar uma forma mais fácil de o fazer.
O teclado braille TalkBack é um novo teclado braille virtual integrado directamente no Android. É uma forma rápida e conveniente de digitar no telefone sem nenhum hardware adicional, seja publicando nas redes sociais, respondendo a uma mensagem de texto ou escrevendo um breve e-mail. A Google indica ter colaborado com empresas e utilizadores de braille durante o desenvolvimento deste recurso para que fosse algo familiar para quem já digitou em braille anteriormente.
O TalkBack usa um layout padrão de 6 teclas e cada tecla representa um dos 6 pontos em braille que, quando tocados, formam qualquer letra ou símbolo. Para digitar um “A”, pressiona-se o ponto 1 e para digitar um “B”, os pontos 1 e 2 em conjunto. O teclado pode ser usado em qualquer lugar em que normalmente se digita e permite excluir letras e palavras, adicionar linhas e enviar texto.
Para utilizar o teclado braille basta activar o TalkBack na secção Acessibilidade em Configurações e siguir as instruções para configurá-lo. Depois de configurar o teclado, use três dedos para deslizar para cima no ecrã e tente praticar com o tutorial de gestos.
O teclado braille Talkback está disponível para dispositivos Android com a versão 5.0 ou posterior e funciona em todas as aplicações do seu dispositivo Android, suporta braille grau 1 e 2 e está disponível inicialmente em inglês.