Menos de um mês depois do lançamento do primeiro beta do Android Q, a Google acaba disponibilizar uma nova beta da próxima versão do seus sistema operativo. O pacote introduziu novos recursos, como o Bubbles e um emulador para dispositivos dobráveis, suportando assim os ecrãs do Samsung Galaxy Fold e e Huawei Mate X.
Bubbles tem uma mecânica semelhante aos chats flutuantes do Facebook Messenger, com a colocação de pequenos círculos, ou bolhas (Bubbles) a flutuar sobre as outras aplicações que so serem clicadas abrem a aplicação respectiva. Isto parece ser algo interessante para ter um acesso rápido a aplicações de mensagens, notas, traduções ou notificações visuais.
Outra novidade é o emulador que suporta ecrãs dobráveis como um dispositivo virtual no Android Studio. É assim possível visualizar as aplicações em dispositivos de 7,3 ou 8 polegadas, antes e depois de dobrar.
Outras melhorias incluem a visualização dos conteúdos ao partilhar atalhos através da API, definir qual microfone usar ao gravar uma gravação de áudio (para dispositivos com mais de um microfone) e novas APIs públicas gratuitas.
O Android Q Beta 2 está disponível para todos os smartphones do Google, desde o Pixel original até o Pixel 3 XL.