Fruit Ninja comemora hoje 10 anos a cortar frutas sem parar

Fruit Ninja comemora hoje o seu décimo aniversário, sendo um dos primeiros jogos para smartphones de grande sucesso, um verdadeiro clássico dos telemóveis. Desenvolvido pela Halfbrick, o jogo foi lançado a 4 de Novembro de 2010 para iPhone e também para o iPod Touch. Pouco dias depois, no dia 12 do mesmo mês foi lançada a versão HD para iPad, e a 17 de Dezembro a versão para equipamentos Android. Durante os meses seguintes o jogo foi ainda disponibilizado para outras plataformas móveis, como Windows Phone, Bada da Samsung e Symbian da Nokia. Mas o divertido jogo foi ainda lançado para outras plataformas de jogos, como Xbox 360, PC e PS4.

Fruit Ninha teve uma excelente recepção por parte da crítica e dos jogadores, atingindo mais de 20 milhões de downloads em todas as plataformas em Março de 2011, para cerca de um ano depois, em Maio de 2012, atingir os 300 milhões de downloads. Os pontos fortes referidos foram a sua jogabilidade viciante e as constantes actualizações que trouxeram multiplayer online, conquistas e tabelas de classificação para o jogo.

O objectivo de Fruit Ninja é simples, passar os dedos pelo ecrã do dispositivo e cortar a fruta. Conforme a fruta aparece no ecrã o jogador deve deslizar o dedo para criar um movimento de corte, tentando cortar a fruta ao meio. Pontos extras são concedidos se fatiar várias frutas com o mesmo golpe, e os jogadores podem usar dedos adicionais para fazer várias fatias simultaneamente. Os jogadores devem cortar todas as frutas, se três frutas forem perdidas, o jogo termina, mas ao atingir pontuações que são múltiplos de cem, o jogador ganhará uma vida extra. De vez em quando, são lançadas bombas no ecrã que devem ser evitadas, caso o jogador as acerte o jogo acaba.

O jogo inclui três diferentes modos:
Modo Clássico: aqui o jogador tentará fazer o máximo de pontos cortando todas as frutas surgirem no ecrã, sem tocar nas bombas nem deixar cair mais de três frutas (vidas);
Modo Zen: este modo inclui partidas de 90 segundos, nas quais não há vidas e é possível cortar a mesma fruta várias vezes. Não há bombas nesse modo de jogo;
Modo Arcade: aqui a duração de cada partida é de 60 segundos. As bombas não terminam a partida mas descontam dez pontos. Este modo acrescenta as Bananas Especiais que dão power-ups especiais.

Dez anos se passaram e muitas actualizações e polimentos foram efectuados no jogo, mas a jogabilidade básica manteve-se. Foi adicionado um sistema para subir de nível, desbloquear power-ups e actualizações conforme se avança. Há um lugar para eventos sazonais, um recurso muito utilizado para fazer os jogadores entrarem em acção, jogando eventos durante um tempo limitado.

Ao contrário de quando foi lançado pela primeira vez, Fruit Ninja é agora grátis, com compras embutidas para ajudar ou apenas mudar a aparência da lâmina deslizante, com anúncios opcionais se se quiser um pouco mais de tempo ou uma segunda tentativa.

Fruit Ninja é um jogo de aprendizagem rápida e diversão imediata, adequado para todas as idades, e que utiliza bem os recursos do touch-screen dos smartphones. Se és um daqueles que ainda não experimentou Fruit Ninja então não percas mais tempo e faz o download deste divertido jogo.

Parabéns Fruit Ninja e Halfbrick pelos 10 anos, e que venham mais 10.

Fruit Ninja®
Fruit Ninja®
Preço: Grátis
‎Fruit Ninja®
‎Fruit Ninja®
Preço: Grátis+
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.