Mercado de smartphones registou a maior queda de sempre devido à Covid-19

Os efeitos da Covid-19 na economia mundial serão elevadíssimos, e o mercado dos smartphones não será excepção, com o impacto a começar já a sentir-se na componente de remessas de equipamentos. De acordo com a mais recente pesquisa da Strategy Analytics, a distribuição global de smartphones caiu 38% em Fevereiro face ao mesmo mês do ano passado. Foi a maior queda de todos os tempos na história do mercado mundial de smartphones.

Em números, em Fevereiro de 2019 foram enviados 99,2 milhões de smartphones para as lojas, valor que caiu para 61,8 milhões em Fevereiro de 2020. “A procura por smartphones caiu na Ásia no mês passado, devido ao surto de Covid-19, e isso acabou por ter impacto no resto do mundo. Algumas fábricas asiáticas não conseguiram fabricar smartphones, enquanto muitos consumidores não puderam ou não quiseram visitar as lojas para comprar novos dispositivos.”, indicou Linda Sui, directora da Strategy Analytics.

Neil Mawston, director executivo da Strategy Analytics, acrescentou: “Em Fevereiro de 2020, ocorreu a maior queda de todos os tempos na história do mercado mundial de smartphones. A oferta e a procura de smartphones caíram na China e em toda a Ásia e desaceleraram no resto do mundo. É um período que a indústria de smartphones vai querer esquecer.

Yiwen Wu, analista sénior da Strategy Analytics, acrescentou: “Apesar dos sinais de recuperação na China, esperamos que as remessas globais de smartphones permaneçam fracas ao longo de Março de 2020. O medo do coronavírus espalhou-se pela Europa, América do Norte e outros lugares, e centenas de milhões de consumidores estão em casa de quarentena, incapazes ou não dispostos a comprar novos dispositivos. A indústria de smartphones terá que trabalhar mais do que nunca para aumentar as vendas nas próximas semanas, como vendas online ou realizando generosos descontos na combinação com outros produtos, como relógios inteligentes.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *