Eis os eleitos da Foneplay como os melhores jogos para smartphones de 2020

Chegou finalmente o momento de revelarmos as nossas escolhas dos melhores jogos de 2020. Este ano, vamos eleger os mais melhores, culminando naquele que achamos ter sido o melhor do ano.

Importa também referir que alguns dos vencedores foram jogos cujo lançamento original não foi em 2020, no entanto, ou porque no ano passado tiveram um impacto fora do vulgar ou porque foi em 2020 que passaram a estar disponíveis para ambas as plataformas móveis, Android e iOS, não deixámos de os ter em conta nas nossas listas de vencedores.

Depois de ontem termos revelado os melhores em diversas categorias, aqui fica o top dos 10 melhores jogos de 2020 de acordo com a redacção da Foneplay.

10. Plague, Inc

Embora originalmente lançado em 2012, Plague Inc. viu um ressurgimento na sua popularidade devido à pandemia de coronavírus. O jogo coloca o jogador no papel de um vírus enquanto tenta espalhar-se pelo mundo por meio de diferentes meios de transporte e mutações. Mas, devido à pandemia, a Ndemic Creations criou um novo modo focado exactamente no oposto, travar uma doença e salvar o mundo da aniquilação. Este novo modo positivo, apelidado de The Cure , é a maior actualização do jogo e o suficiente para dar a este jogo de estratégia um grande aplauso em 2020.

9. Kart Rider Rush +

Se estás com vontade de acelerar, Kart Rider Rush + e seu estilo de desenho animado fornecem sólidos controlos de kart e física junto com itens divertidos e muitos modos diferentes. Eventos rotativos e actualizações sazonais oferecem aos jogadores muito o que fazer com o passar do tempo. 

8. Brawlhalla

Brawlhalla é um jogo de luta semelhante à premissa de jogos como Super Smash Bros. Os jogadores lutam entre si num espaço confinado e o vencedor é o último que ficar em pé. Existem vários personagens, vários modos de jogo e até uma sala de treino caso seja preciso melhorar as habilidades. Os modos quatro contra quatro e quatro jogadores gratuitos são os mais divertidos. 

7. Castlevania: Symphony of the Night

Castlevania: Symphony of the Night é uma remake móvel do clássico da PlayStation. Esta versão contém o jogo principal completo e ainda algum conteúdo extra. Os extras incluem um novo recurso de continuar, compatibilidade total com controladores e conquistas. 

6. Levelhead

Levelhead é um dos melhores jogos de plataformas para smartphones. O jogo inclui 90 níveis, jogabilidade suave e excelente mecânica. O jogador pode construir os seus próprios níveis, descarregar mais de outros jogadores e partilhar os seus níveis com outros. Este é um daqueles realmente bons, especialmente se gostas de plataformas.

5. Legends of Runeterra

Este foi um dos lançamentos para smartphones da Riot Games, eleita por nós como a Melhor Editora de 2020. Legends of Runeterra é um jogo de cartas e estratégia onde o jogador escolhe um campeão, combina cartas e derrota os seus oponentes. O jogo possui ainda recursos sociais e o jogador ganha cartas conforme joga. Embora seja possível comprar as cartas que se quiser, estas são muito fáceis de ganhar por conta própria. Destaque para o suporte multi-plataforma.

4. Maze Machina

Os jogos de quebra-cabeças sentem-se em casa nos smartphones, sendo uma excelente plataformas para incorporar controlos de toque para um jogo suave. Maze Machina é um quebra-cabeças baseado em turnos onde guias o teu personagem através de um conjunto de 16 peças evitando armadilhas e inimigos. Demora um pouco para entender o conceito, mas vale a pena e é um destaque deste ano. Destaque para os excelentes visuais.

3. Genshin Impact

Genshin Impact foi um dos jogos que criou maior impacto em 2020. O jogo contém muitos dos mesmos elementos de jogabilidade de Zelda: Breath of the Wild, e é provavelmente por isso que tantas pessoas gostam. Joga-se num mundo amplo e aberto. Até existe um planador para percorrer distâncias maiores. O jogo tem elementos leves de gacha, mas o jogador ganha os seus personagens por meio de missões. O desenvolvimento dos personagens é bom, assim como o grafismo e a música. O download da introdução é muito grande, mas os elementos de RPG e aventura valem totalmente a pena. 

2. Pascal’s Wager

O jogo obtém o nome do argumento filosófico que sugere que cada ser humano aposta a sua vida se Deus é real ou não. A premissa do jogo é algo sombria. O sol afundou-se até ao fundo do oceano, apagando toda a luz do mundo. Uma névoa espessa e maliciosa chamada Sendril representa uma ameaça constante à sanidade do jogador. Aqueles que caem para Sendril são corrompidos e ficam marcados. Mas nem toda esperança está perdida. Criaturas chamadas Colossi tornaram-se uma fonte de luz que pode afastar o Sendril. Os humanos voltaram aos seus hábitos para perseguir os Colossos onde quer que eles vão. Sem luz, sem vida. Essas são as novas regras do mundo. Pascal’s Wager é um jogo bastante intenso e imersivo dotado de um excelente grafismo.

1. Sky: Children of the Light

E a nossa escolha para o melhor jogo de 2020 vai para Sky: Children of the Light. Embora lançado em 2019, a versão para Android foi apenas lançada este ano, daí termos tido este excelente jogo nas nossas contas. É um jogo de aventura com elementos sociais pesados. Os jogadores exploram sete reinos diferentes para descobrir o mistério do jogo. O jogador terá que socializar-se com outros jogadores enquanto personaliza o seu personagem ao seu gosto. Os gráficos são incríveis e a música é excelente. Até mesmo a comunidade em torno do jogo é super solidária e agradável. Não é o jogo mais emocionante e a mecânica não é muito difícil, mas a sensação e a atmosfera são agradáveis. Bom para pessoas de todas as idades.

E assim terminamos a “saga” de artigos com os melhores de 2020. Espero que tenham gostado. Podem não ter concordado com algumas (ou todas) as nossas escolhas, é normal, o gosto por algo é muito subjectivo. Mas, não deixem de experimentar os jogos que destacamos, eles são mesmo bons.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.