DONKEY.BAS foi criado em 1981 por Bill Gates e podes jogá-lo no teu smartphone

Foi em 1981 que Bill Gates, então com 26 anos, encontrou tempo para criar um dos primeiros jogos de computador do mundo. Chamado Donkey.bas, ou apenas Donkey, era essencialmente um jogo de corrida onde os jogadores conduziam um carro através de uma longa e recta estrada cheia de… burros. O objectivo do jogo é, simplesmente, evitar bater nos burros. Quanto mais tempo o conseguirmos, mais pontos ganhamos.

Gates programou o jogo com um dos primeiros funcionários da Microsoft, o programador Neil Konzen. Quando Gates e Konzen programaram o jogo, a Microsoft tinha apenas seis anos, tendo sido fundada em 1975. A ainda jovem empresa tinha assinado a sua primeira grande parceria com a IBM, em 1980, para desenvolver um sistema operativo não exclusivo para o primeiro computador pessoal da IBM.

A IBM pediu à equipa da Microsoft para criar um programa de computador interactivo simples, com gráficos coloridos e som, para o software de programação de computador Microsoft BASIC que vinha incluído com os PCs da IBM.

Numa entrevista de 2001, Gates disse que ele e Konzen escreveram a programação do jogo numa noite que começou às 4h da manhã. “Nós escrevemos, bem de madrugada, uma pequena aplicação para mostrar o que o Basic embutido no IBM PC poderia fazer”, disse Gates na época. “E aquele era Donkey.bas. Foi, na época, muito emocionante.

Mesmo que o jogo pareça incrivelmente rudimentar para os padrões de jogos modernos, a XVision ressuscitou Donkey.bas em 2012 para trazer o jogo da velha escola para dispositivos móveis iOS. O jogo está disponível para download na App Store por €1,99 e pode ser jogado num iPhone, iPad, Apple Watch ou Apple TV.

Portanto, se quiserem dar um passeio nostálgico pelos primórdios dos jogos, experimentem DONKEY.APP para iOS, só é pena que este regresso ao passado seja algo caro para a experiência proporcionada.

‎DONKEY.APP
‎DONKEY.APP
Editora: Johnny Ixe
Preço: 1,99 €
Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.