Jogos hiper-casuais dominaram o mercado de jogos para smartphones em 2019

Os jogos hiper-casuais continuam a dominar o mercado de jogos mobile. Dos 2,1 mil milhões de downloads acumulados pelos 20 jogos mais descarregados em 2019, 78% foram de jogos pertencentes ao género hiper-casual, segundo dados da Sensor Tower. Este foi um aumento considerável uma vez que, em 2018, os jogos hiper-casuais representavam apenas 68% dos downloads.

Os ditos jogos hiper-casuais caracterizam-se por terem gráficos simples e uma jogabilidade pouco exigente, sendo fáceis de começar a jogar e indicados para jogadores de todas as idades.

Ao analisar o top 20 dos jogos mobile lançados em 2019, ordenado pelo número de downloads em todo o mundo, verifica-se que 16 são títulos hiper-casuais.

2019’s Top New Games by Worldwide Downloads

O jogo para smartphones mais descarregado em 2019 foi o Fun Race 3D, da Good Job Games, que foi descarregado 219 milhões de vezes, representando 10% de todos os downloads do top. A Good Job Games é também responsável pelo Color Fill 3D e Color Hole 3D, ambos ainda listados neste top. Os downloads combinados da Good Job Games representaram 23,8% do total dos 20 melhores.

Call of Duty Mobile, Mario Kart Tour, Talking Tom Hero Dash e Brain Out foram os únicos jogos do top que não eram do género hiper-casual. Call of Duty foi o segundo jogo mais descarregado em 2019, atingindo a fasquia dos 187,6 milhões downloads. Vale a pena notar que a base de jogadores do título da Activision foi dividida igualmente entre Android e iOS, enquanto a maioria dos outros jogos teve um volume de downloads muito maior para o Android.

Esta tendência deverá continuar nos próximos tempos, como é visível pelos tops de downloads e receitas de Fevereiro deste ano, sendo algo especifico do mercado de jogos mobile.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.