Stardew Valley ultrapassa os 15 milhões de unidades vendidas enquanto o seu criador concentra-se num novo jogo

Lançado originalmente em Fevereiro de 2016 e disponibilizado para iOS em 24 de Outubro de 2018 e para Android em Março de 2019, Stardew Valley atingiu a marca dos 15 milhões de cópias vendidas para todas as plataformas em Setembro deste ano.

Stardew Valley é um RPG de simulação desenvolvido por Eric “ConcernedApe” Barone. Foi lançado em 2016, existindo versões para PC, macOS, Linux, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation Vita, iOS e Android.

Barone desenvolveu o jogo sozinho ao longo de quatro anos, tendo sido fortemente inspirado pela série Harvest Moon, tendo feito ajustes para resolver algumas das deficiências que achou existirem nesses jogos. Barone usou o jogo como um exercício para melhorar as suas próprias habilidades de programação e design de jogos. O estúdio britânico Chucklefish abordou Barone a meio do desenvolvimento com a oferta para publicar o jogo, permitindo que ele se concentrasse mais na sua conclusão.

Stardew Valley é um RPG de vida no campo de mundo aberto. Os jogadores assumem o papel de um personagem que assume a quinta em ruínas do falecido avô num lugar conhecido como Stardew Valley. Armado com ferramentas em segunda mão e algumas moedas, o jogador prepara-se para começar a sua nova vida. O jogo é aberto, permitindo que os jogadores realizem actividades como o cultivo, criação de gado, artesanato, mineração, venda de produtos e socialização com os habitantes da cidade, incluindo casamento e filhos. Permite ainda uma vertente multiplayer, com até três outros jogadores a poderem jogar juntos online.

Em termos de vendas, o jogo teve imenso sucesso em quase todas as plataformas onde foi disponibilizado. A versão para PC vendeu mais de 400.000 cópias no Steam e GOG.com em apenas duas semanas e mais de um milhão em dois meses. A Valve relatou que Stardew Valley estava entre os 24 jogos mais geradores de receita no Steam durante 2016. O jogo foi o mais descarregado para a Nintendo Switch em 2017, apesar de ter sido lançado apenas em Outubro desse ano. A Sensor Tower também estimou que, nas primeiras três semanas do jogo na App Store da Apple, ele gerou mais de 1 milhão de dólares em receita. Em Janeiro de 2020, Stardew Valley vendeu mais de 10 milhões de cópias em todas as plataformas, com esse número a subir para os 15 milhões em Setembro de 2021.

Embora o jogo continue popular, parece que novas actualizações não parecem estar para breve, uma vez que o criador seu, Eric “ConcernedApe” Barone, mudou o foco para outros projectos. Barone disse que não “sabia neste momento” se outra actualização seria lançada para o seu jogo de estreia devido a estar ocupado com o seu próximo jogo: “Não estou a dizer que não haverá outra actualização de Stardew Valley“, Barone acrescentou durante a sua resposta à pergunta de um fã sobre futuras actualizações e opções dentro do jogo. “De momento estou focado no meu próximo jogo. Depois, veremos.

Em relação ao próximo jogo de Barone, ele disse que deverá anunciá-lo em breve: “O que é, ninguém sabe neste momento. O que direi é que é outro jogo de pixel-art, uma perspectiva de cima para baixo semelhante a Stardew Valley. E de certa forma é semelhante a Stardew Valley, mas não é um jogo de quintas. É algo diferente.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.