Facebook Gaming é uma nova plataforma de streaming de jogos

O muito dinâmico e apetecido mercado do streaming de jogos tem um novo concorrente. Depois do Nvidia GeForceNow, Google Stadia, Xbox Game Pass e Amazon Luna eis que chegou o Facebook Gaming, que apresentou o seu catálogo com os primeiros jogos disponíveis. De momento inclui apenas quatro jogos e está disponível somente para PC e dispositivos Android, com os jogos a serem executados na nuvem.

Jogos instantâneos e sem instalação não são novidade no Facebook, já que a plataforma da rede social e o Facebook Messenger dispõem de um grande catálogo de jogos instantâneos. No entanto, a empresa decidiu ir mais além, oferecendo a execução na nuvem de jogos mais complexos, permitindo que os jogadores não precisem de um dispositivo móvel muito poderoso para correr os jogos, já que tudo funciona por streaming e na nuvem.

Animation of Asphalt 9: Legends

O Facebook Gaming já existe há algum tempo, mas até agora apenas oferecia vídeos de todo o tipo de videojogos, dando também acesso à plataforma de jogos instantâneos criada especificamente para o Facebook. A novidade é que a partir de agora o Facebook Gaming passará a oferecer jogos para smartphones de alto desempenho e qualidade que não precisarão ser instalados.

A plataforma está disponível para equipamentos Android e também para PCs através de browsers internet. De momento são apenas quatro os títulos móveis disponíveis na plataforma: Asphalt 9: Legends, Mobile Legends: Adventure, PGA TOUR Golf Shootout e Solitaire: Arthur’s Tale, com um quinto título, Dirt Bike Unchained, a ser disponibilizado nas próximas semanas. O Facebook, pelo menos para já, irá limitar o Facebook Gaming a jogos para smartphones, ao contrário das outras plataformas do género que incluem jogos de computador.

Screenshots of Player Name

A plataforma está ainda em versão beta inicial e apenas disponível nos EUA. Adicionalmente, a empresa reformulou a aba ‘Gaming’ do Facebook, dando-lhe uma maior presença, especialmente para novos jogos de streaming.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →