Samsung Galaxy distinguida com certificado do Gabinete Nacional de Segurança

Samsung Knox

A Samsung Portugal acaba de anunciar que pelo terceiro ano consecutivo voltou a ser distinguida com a certificação de segurança do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para os seus dispositivos móveis Galaxy.

Após ter sido em 2018 a primeira e única fabricante de dispositivos móveis a ser certificada pelo GNS e no ano passado ter visto as suas linhas Galaxy S10 e Galaxy a serem distinguidas com novas certificações, a Samsung voltou a submeter os mais recentes dispositivos da marca a rigorosos testes de avaliação funcional e criptográfico. Mais uma vez, os resultados dos testes comprovaram o elevado grau de segurança da plataforma Samsung Knox.

Ver os nossos mais recentes dispositivos móveis receberem a certificação pelo Gabinete de Segurança Nacional, a autoridade de segurança e cibersegurança do nosso país, é por si só um grande motivo de orgulho para a Samsung Portugal. Esta certificação vem comprovar pelo terceiro ano consecutivo que os equipamentos Samsung, agora certificados, oferecem um elevado nível de segurança no que toca à protecção de dados sensíveis”, diz Pedro Paiva, Director de Mobilidade Empresarial da Samsung Portugal, ”A nossa intenção é manter a aposta nesta plataforma e reforçá-la através de parcerias com entidades nacionais de referência na área da cibersegurança, como por exemplo as parcerias já estabelecidas com o Gabinete Nacional de Segurança e com a Adyta.

A Samsung submeteu as suas plataformas a um processo de avaliação por parte da empresa Adyta, um spin-off da Universidade do Porto, com capitais exclusivamente Portugueses, que submeteu os terminais a rigorosos testes de avaliação funcional a garantia criptográfica que, seguindo os requisitos estabelecidos pelo GNS, comprovaram o elevado grau de segurança e inviolabilidade dos mesmos.

Esta avaliação analisou, entre outros, os processos de actualização do sistema operativo Android, mais precisamente os handshakes das assinaturas criptográficas, a robustez do Samsung Knox no encapsulamento seguro de dados sensíveis, não permitindo o acesso de aplicações móveis maliciosas, bem como a verificação do fluxo no arranque seguro do Android.

Pedro Paiva, refere ainda que, “A segurança dos dados e da informação é uma crescente preocupação tanto dos consumidores como das empresas e esta certificação posiciona a Samsung como parceiro ideal para projectos de mobilidade empresarial.”

A Samsung Knox é uma plataforma de segurança, lançada em 2003, que se encontra integrada nos smartphones, tablets e wearables da Samsung e que tem vindo a ser continuamente melhorada com novas funcionalidades. Esta plataforma é criada a partir do chip e consiste na sobreposição de mecanismos de defesa e segurança que protegem os dispositivos e os utilizadores contra intrusões, malware e outras ameaças maliciosas. Além disso, é totalmente integrável com outros fabricantes de EMM (entreprise mobility management) de referência, como por exemplo a Airwatch, Microsoft, MobileIron, SOTI, entre muitos outros.

Os equipamentos Samsung protegidos pelo Knox e agora certificados pelo GNS são:

•                Galaxy Note10+
•                Galaxy Note10
•                Galaxy Tab S6
•                Galaxy Tab S5e
•                Galaxy Xcover4S
•                Galaxy A20e
•                Galaxy A10

Fonte: Press release

Partilhe este artigo:

por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com telecomunicações móveis, trazendo diariamente notícias e artigos sobre as novas tendências deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.