Este é um ano de muitas comemorações para a Gameloft. No ano em que a editora e produtora de jogos para smartphones comemora o seu 20º aniversário, tendo presenteado os fãs com o Gameloft Classics, uma aplicação Android gratuita que contém 30 jogos clássicos da editora, uma das suas mais franquias mais antigas celebra 15 anos. Trata-se de Asphalt, a franquia de jogos de corrida para mobile mais descarregada e premiada do mundo.
Em comemoração deste marco, a Gameloft introduziu conteúdos exclusivos e presentes no jogo e carros fabulosos para os dois jogos mais icónicos da franquia, Asphalt 8: Airborne e Asphalt 9: Legends, marcando a primeira vez que a Gameloft realiza uma campanha de aniversário entre jogos.
Adicionalmente, a Gameloft disponibiliza até ao dia 5 de Junho uma versão do jogo original que iniciou tudo, o Asphalt Urban GT, lançado originalmente em feature phones baseados em Java, Nokia N-Gage e Nintendo DS, há quinze anos atrás. Trata-se de uma emulação da versão Java do jogo original, um verdadeiro clássico dos jogos de corridas, e também o primeiro jogo para telemóvel com multijogador Bluetooth em tempo real e também o primeiro jogo móvel que foi convertido para consolas de jogos portáteis.
Os visitantes do site também encontrarão rumores nos bastidores do Asphalt Memories, uma série de artigos sobre cada um dos jogos Asphalt, para além de uma entrevista exclusiva com Ignacio “Nacho” Marin, que fala sobre a sua experiência em trabalhar com a franquia Asphalt.
A História
Desde o início, a missão da Gameloft foi sempre clara – trazer experiências de jogos com qualidade de consola para dispositivos móveis. Hoje em dia isso parece ambicioso, mas em 2003 foi um verdadeiro desafio de tecnologia e design, especialmente para um jogo de corrida de alta velocidade.
A equipa de desenvolvimento do jogo procurou os populares títulos para consolas da época para criar um competitivo e interessante jogo arcade de corridas. Após o teste de diversos conceitos, o foco fixou-se nas corridas de rua. Era algo que fazia sentido na época, com diversos filmes e jogos com carros de grande sucesso.
Com essa visão em mente, o estilo de corrida arcade de que a série agora é famosa começou a tomar forma. As limitações de hardware na época restringiram enormemente o que era possível, portanto, e embora a equipa quisesse que o jogo fosse parecido com os títulos de consola da sexta geração (128 bits), a realidade era um jogo mais próximo dos títulos da quarta geração (16 bits).
Apesar dessas restrições, Asphalt: Urban GT provou ser um jogo impressionante para a época. Indo para a estrada num dos carros licenciados do jogo – como o Ford GT, Lamborghini Murciélago R-GT, TVR Sagaris e muitos mais – os jogadores têm que viver os seus sonhos, correndo e personalizando as suas máquinas de velocidade favoritas.
Enfrentando outros pilotos e os seus bólides, a acção concentrou-se nas corridas de alta velocidade em carros de primeira linha em locais fora dos limites, como Nova York e Tóquio, além de locais mais exóticos como Vladivostok.
Mas não bastava ficar em primeiro, como as corridas eram “ilegais”, era também preciso fugir da polícia, que começava por perseguir de carro, até acabar por utilizar um helicóptero para perseguir o carro do jogador. Para ajudar a escapar da polícia e derrotar todos os corredores adversários que pretendiam reivindicar o prémio em dinheiro, os bónus do Nitro Boost eram espalhados pela estrada. Apanhar um destes dava aos pilotos uma explosão vital de velocidade exactamente quando necessário, deixando os oponentes e a polícia a comer pó.
Este primeiro jogo da franquia Asphalt foi um grande sucesso e conseguiu alcançar 5 milhões de downloads. Parece pequeno para os padrões de hoje, mas há 15 anos foi incrível!
15 anos e o mesmo número de jogos depois, os nossos parabéns a uma das mais extraordinárias franquias de jogos de corridas de sempre.