Depois da Siri, Google, Alexa e Bixby eis que chega a Celia da Huawei

Como sabemos, a Huawei está privada de utilizar os serviços Google nos seus smartphones devido às restrições impostas pelo Governo dos EUA. No entanto, a Huawei tem vindo a criar serviços similares, denominados Huawei Mobile Services, de forma a que os utilizadores dos seus novos dispositivos possam ter acesso a esse tipo de serviços. Depois da loja de aplicações, a AppGallery, e da Huawei Music, entre outras, a empresa chinesa acaba e criar uma assistente virtual de nome Celia.

Com o comando “Hey Celia”, os utilizadores poderão activar a assistente e usá-la para dar comandos de voz que poderão ir da simples consulta do tempo, fazer chamadas, enviar mensagens, definir o despertador ou criar uma entrada na agenda. Mas a Celia traz recursos adicionais, como a integração a função AI Lens da Huawei (similar ao Google Lens) e um modo de tradução que permite que duas pessoas no mesmo ambiente conversem entre si usando idiomas diferentes. A inteligência artificial do assistente da Huawei está bem conseguida, colocando a Celia ao mesmo nível das assistentes virtuais da concorrência.

Para já a Celia está apenas disponível nos smartphones da gama P40 apresentada esta semana, devido a necessitar da EMUI 10.1, embora a Huawei tenha indicado que alargará a sua disponibilidade a outros equipamentos em actualizações futuras. Para já apenas suporta os idiomas espanhol, francês e inglês, sendo disponibilizada noutros idiomas algures no futuro.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.