De forma a combater as noticias e informações falsas sobre a pandemia de Covid-19, a OMS (Organização Mundial de Saúde) está a desenvolver uma aplicação cujo propósito visa ajudar a população no combate e prevenção da doença.
A aplicação está a ser desenvolvida por ex-funcionários da Google e da Microsoft em conjunto com especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consultores e embaixadores da OMS. Com o nome “WHO MyHealth”, a aplicação trará notícias, dicas importantes e todos os últimos dados relacionadas com coronavírus directamente da OMS. A aplicação irá fornecer notificações e alertas com base na localização do utilizador e testes para ajudar a identificar sintomas de Covid-19.
Existem ainda planos de integrar um acompanhamento das pessoas afectadas com base nos históricos de localização, num esforço para monitorizar contactos infectados e, assim, entender melhor a propagação do vírus, embora, neste caso, as rígidas regulamentações de privacidade de alguns territórios possam comprometer esta funcionalidade. O objectivo é que o utilizador possa tirar partido da tecnologia do Google Maps para indicar se foi diagnosticado como positivo ou se entrou em contacto com pacientes infectados, de forma a criar um mapa de movimento e permitir manter uma distância segura das áreas mais afectadas.
A aplicação WHO MyHealth está prevista ser lançada durante esta semana, estando disponível para equipamentos Android e iOS, para além de uma versão Web, e em diversos idiomas.