O primeiro jogo da franquia Angry Birds comemora hoje 10 anos

Faz hoje 10 anos que o primeiro jogo da franquia Angry Birds foi lançado na App Store, apresentando ao mundo o bando de pássaros e porcos que se tornaria uma marca de entretenimento que originou dois filmes de animação e milhões de produtos licenciados vendidos.

O Angry Birds surgiu na indústria dos jogos para dispositivos móveis como o exemplo inicial da adopção em massa devido à sua jogabilidade instantaneamente divertida, tornando-se um modelo para o tipo de experiências que os jogadores procuram neste tipo de plataforma de jogos. Agora, dez anos e 4,5 mil milhões de downloads depois, os pássaros não mostram sinais de desaceleração.

Alguns factos da franquia:

  • Mais de 4,5 mil milhões de downloads dos vários jogos da franquia para smartphones até o momento, e continuando a somar…
  • Primeiro jogo para smartphones, o Angry Birds original, a atingir mil milhões de downloads.
  • Local mais remoto da Terra, onde os jogos do Angry Birds foram descarregados: Antárctica, com 9 downloads impressionantes até o momento.
  • Primeiro jogo mobile a ser jogado no espaço.
  • Mais de 1,8 mil milhões de produtos de consumo Angry Birds vendidos.

Ao longo dos anos, os pássaros mantiveram a sua apaixonada determinação, desenvolvendo a reputação de usar a sua raiva de marca registada para sempre. Seja defendendo causas como combater as mudanças climáticas, proteger espécies ameaçadas, ajudar os jogadores com deficiência ou ajudar as famílias a lidar com o cancro pediátrico, os Angry Birds emprestaram a sua raiva a boas causas sempre que possível.

Com isso em mente, no mês passado as comemorações de aniversário “Bring the Anger” foram reveladas quando uma frota de scooters movidas a raiva (Rage Riders) foi enviada para criadores de conteúdo em todo o mundo, permitindo que os influenciadores partilhassem a mensagem de transformar a raiva em algo útil. Depois disso, ocorreu um evento na Times Square em Nova York, com uma máquina de venda automática que só aceita a raiva como pagamento: a máquina de ventilação. Com a ajuda do astro da WWE The Big Show, os transeuntes puderam depositar a sua raiva na máquina e ganhar divertidos prémios.

Para levar a comemoração aos jogos do Angry Birds, um evento no jogo Angry Birds 2 pediu aos jogadores que mostrassem o seu apoio estourando o maior número possível de porcos. O objectivo era estourar dez mil milhões de porcos e, ao final do evento, seria feita uma doação de 100 mil dólares para o fundo de Educação em Emergências da UNICEF, que apoia a educação de crianças em zonas de conflito e outras emergências em todo o mundo. A Rovio revelou hoje que os jogadores do Angry Birds 2 conseguiram superar esse objectivo, agradecendo a todos os jogadores por trazer a sua raiva para o Angry Birds 2. “O Angry Birds transformou-se num fenómeno que ultrapassou as expectativas de qualquer pessoa”, disse Kati Levoranta, CEO da Rovio. “A campanha Bring the Anger é a extensão perfeita do compromisso com as boas causas que o Angry Birds demonstrou ao longo dos anos. Não apenas como um exemplo das boas obras dos pássaros, mas um exemplo de que os jogadores são realmente os responsáveis ​​pelo sucesso dos Angry Birds. São os fãs que fizeram Angry Birds chegar a este ponto, e passaremos os próximos anos a continuar a criar o mesmo tipo de experiências de jogo e entretenimento incríveis que os fãs esperam.

Finalmente, a Rovio revelou outras iniciativas relativas ao aniversário do Angry Birds, como o lançamento oficial do calçado de edição limitada K-Swiss x Angry Birds, com duas cores inspiradas nos personagens mais queridos do jogo. Enquanto isso, os pássaros também apareceram hoje no PUBG MOBILE como parte de uma nova actualização no jogo recém-lançada. Os jogadores podem aceder a itens cruzados do Angry Birds, desfrutar de um mini-jogo temático e ganhar recompensas ao completar missões num evento do Angry Birds Adventure.

Parabéns Angry Birds, que continuem por muitos mais anos.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *