NOS é o primeiro operador a disponibilizar o eSIM em Portugal

A NOS é o primeiro operador em Portugal a disponibilizar o eSIM aos seus clientes. Será a partir do dia 18 deste mês que os clientes NOS poderão deslocar-se a algumas lojas NOS (ainda não estará disponível em todas) para obter um voucher para activar o eSIM.

O eSIM é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. O eSIM está apenas disponível em smartphones compatíveis, o que actualmente no mercado português são apenas três, o iPhone XR, XS e XS Max.

Embora a principal vantagem da utilização do eSIM é utilizá-lo como Dual Sim, ou sejam utilizar dois números no mesmo equipamento, existem outras vantagens como a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais, facilitar o processo de portabilidade uma vez que não é preciso trocar de cartão físico quando se muda de operador, protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão, aumenta a segurança já que é impossível roubar o cartão físico e promove o desenvolvimento de aparelhos de menor dimensão.

Inicialmente o eSIM é disponibilizado em formato de voucher físico, com um QR Code que deve ser lido pelo equipamento. Este voucher inclui o número do SIM, Pin, Puk e um espaço em branco, ou seja, não tem qualquer número associado. Nesta fase, a activação do eSIM não tem qualquer custo e deve ser feita numa loja NOS, cuja lista é ainda limitada mas que será alargada para todas as lojas ao longo dos próximos meses.

Fonte: NOS

por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com telecomunicações móveis, trazendo diariamente notícias e artigos sobre as novas tendências deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →