Universidade de Aveiro cria jogo para assinalar os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

Um jogo digital comemorativo dos 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano está em desenvolvimento na Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da Universidade de Aveiro, após desafio lançado pela Organização de Estados Ibero-Americanos.

No equilíbrio entre tensão e recompensa reside o sucesso de qualquer jogo. O “Circum-Navegação Magalhães-Elcano” não será excepção, como aliás terá também acontecido abundantemente na viagem iniciada pelo português Fernão de Magalhães, ao serviço do rei Carlos V, de Castela, e concluída pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, segundo relatam os escritos do cronista Antonio Pigafetta.

A aventura digital segue a rota da viagem que durou três anos, entre 1519 e 1522. A viagem contou, inicialmente, com 234 tripulantes e terminou com apenas 18, onde se incluía o cronista italiano. “Desde a nossa saída da baía de San Lúcar até ao regresso, calculo que tenhamos percorrido mais de 14460 léguas, dando a completa volta ao mundo, navegando sempre de ocidente para oriente”, escreveu Pigafetta.

Apesar da inspiração nos relatos da viagem e das suas peripécias, esteve sempre presente a preocupação de adaptar o jogo aos dias de hoje, ao ritmo dos apreciadores e às funcionalidades comuns em jogos digitais. Os desafios que vão surgindo poderão ser de carácter matemático, lógico-dedutivo ou de cultura geral, com episódios lúdicos, curiosos e divertidos. Poderá ser jogado em qualquer dispositivo, smartphones ou tablets, existindo um modo assistido pelo servidor e um outro colaborativo com outros jogadores.

O jogo incluirá modalidades para dois tipos de utilizador. Na modalidade académica, dirigida ao 3.º ciclo do ensino básico, competências matemáticas fundamentais ligadas à compreensão de conceitos, à fluência de procedimentos e à resolução de problemas estarão presentes de forma explícita. Na modalidade geral, estas capacidades serão exercitadas de forma implícita.

Trata-se de “um desafio enorme, com articulação de muitas e diferenciadas componentes, desafio que está a ser superado por uma equipa multidisciplinar que inclui matemáticos, programadores, especialistas em tecnologias digitais, historiadores e designers”, assinala Ana Breda, coordenadora da Linha Temática GEOMETRIX.

O jogo será lançado em 2020 com versões em espanhol e em português.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

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