A epidemia do novo Coronavírus continua a alastrar-se, tendo já chegado a Portugal com mais de 30 casos de pessoas infectadas já anunciados. Desde há várias semanas que ouvimos sempre como principal forma de prevenção lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente depois de idas à casa-de-banho, antes de comer e após espirrar, tossir ou assoar o nariz.
De pouco serve lavarmos as mãos se depois vamos mexer em objectos não desinfectados, daí ser também muito importante higienizar muitos dos objectos que utilizamos frequentemente. E qual é aquele que mais mexemos durante o dia? O telemóvel, exactamente. Daí ser verdadeiramente importante limparmos o nosso telemóvel frequentemente.
E como limpar? Utilizando um pano macio humedecido em água morna e sabão. Ter atenção em não encharcar o pano e de fazer a limpeza com o equipamento desligado. Mesmo que o dispositivo seja resistente a água, ter atenção para não molhar as portas e conectores, como a porta USB, a ligação para os auscultadores ou a grelha do altifalante. Depois de limpar com o pano húmido, secar o equipamento com um outro pano.
Outra alternativa é utilizar toalhetes humedecidos para bebés ou para as mãos, verificando sempre que não têm muito líquido. Não usar produtos químicos de limpeza uma vez que podem danificar o ecrã ou os plásticos do chassis do equipamento.
Não esquecer de limpar a capa do telemóvel, podendo utilizar a mesma solução de água e sabão, mas como esta não tem componente electrónicos, pode utilizar soluções à base de álcool, tendo sempre atenção para secar bem a capa antes de a voltar a colocar no telemóvel.
Não se esqueça de proceder à limpeza do seu telemóvel frequentemente, para além de não empresta-lo a outras pessoas e ter atenção aonde o coloca quando está em zonas públicas (restaurante, cafés, etc). Faça os possíveis por usar os auscultadores para receber e fazer chamadas, minimizando assim as vezes em que encosta o telemóvel ao rosto e perto da sua boca.