Temos assistido a muitos avanços tecnológicos nos smartphones, excepto nas baterias que pouco ou nada têm evoluído ao longo dos últimos anos. A iminente chegada do 5G tem criado alguma preocupação nos fabricantes uma vez que irá exigir mais dos equipamentos, o que levará ao sobre-aquecimento e aumento da utilização dos mesmos, o que fará com que os dispositivos necessitem de ser carregados mais vezes, implicando uma redução da sua vida útil.
A Bell Labs, subsidiária da Nokia, revelou ter desenvolvido uma tecnologia que aumenta a durabilidade da carga das bateria em até 2,5 vezes, isto sem alterar a sua estética, ou seja, não comprometendo a espessura dos futuros smartphones.
Paul King, um dos principais investigadores do projecto e membro da equipa técnica da Nokia Bell Labs, afirma o seguinte: “Ao colocar mais energia num espaço menor, essa nova tecnologia de baterias terá um profundo impacto no 5G e em todo o mundo em rede. A combinação do conhecimento da indústria e dos dispositivos da Nokia Bell Labs com a experiência em ciência de materiais da AMBER permitiu-nos enfrentar um problema extremamente difícil envolvendo várias disciplinas. Os nossos resultados foram alcançados através do modo profundamente colaborativo em que trabalhamos, ressaltando o valor de nos termos envolvido com a AMBER como parte da nossa estratégia de pesquisa global.”
Segundo a Nokia, foi registada uma patente para a nova tecnologia e há planos para comercializá-la no futuro, não avançando com datas mas apenas que poderá estar presente na próxima geração de smartphones.