Algumas dicas para proteger o smartphone durante o verão

Com o calor a fazer-se sentir, a praia é um dos lugares mais escolhidos pelos portugueses para desfrutarem as férias durante o verão. Embora seja uma altura de descontracção há algumas coisas com que temos de nos preocupar. Os smartphones são autênticos companheiros de viagens, acessórios indispensáveis para registar todos os momentos nesta época, aliados que guardam todas as nossas memórias, músicas ou mesmo trabalhos, que nos divertem durante bons períodos com divertidos jogos e, por isso, precisam de cuidados especiais para manter a sua funcionalidade e evitar problemas como o super-aquecimento. Eis algumas dicas de como o protegeres durante todo o verão.

Evitar expor o aparelho ao sol
Claro que gostas de te bronzear e apanhar banhos de sol na praia para chegares ao final das férias com aquela cor de fazer inveja aos amigos. Só que o teu smartphone não gosta muito dessas experiências, podendo provocar problemas de sobreaquecimento no dispositivo e, além de o deixar mais lento e com um desempenho reduzido, pode ainda estragar componentes internos, como a bateria, por exemplo. Evita a exposição ao sol durante muito tempo e, se houver uma sombra, é lá que deves colocá-lo. Tem também atenção ao carro e não deixes o teu smartphone lá fechado durante muito tempo por causa do calor.

Manter o smartphone seco
Verão é sinónimo de água. Seja na praia ou na piscina, ou mesmo a tomar um banho depois de um dia cansativo. Tem cuidado e verifica sempre os bolsos dos calções de banho antes de entrares na água, afinal, não vais querer ter uma surpresa desagradável. Mesmo quando o aparelho é à prova de água, evitar mergulhar com ele. Actualmente, muitos dos smartphones do mercado já são à prova de água, mas a realidade é que a protecção que têm não inclui água salgada. A água do mar pode provocar danos nos componentes dos telemóveis, pelo que, para tirar fotografias debaixo de água, por exemplo, têm de se utilizar capas à prova de água.

Afastar o telemóvel da areia
A areia é um dos principais perigos para os telemóveis na praia. Devido às diversas entradas externas, os dispositivos estão facilmente expostos aos grãos de areia, que rapidamente chegam às componentes internas do aparelho e as danificam. A solução para evitar este problema é, novamente, recorrer a capas que tranquem todas as aberturas existentes.

Limpar regularmente o telemóvel
Usas uma capa traseira protectora e tens um protector de ecrã. A questão é que no verão normalmente não paramos quietos, para aproveitarmos todos os minutos das férias. Entre praia, piscina, supermercado, restaurantes e casa, há muitas poeiras e sujidade que entra no teu smartphone, para não falar da questão do Covid-19. Assim, cria uma rotina de o limpares regularmente para o manteres forte e saudável.

Proteger o smartphone dos olhares curiosos
Protege o teu smartphone e os seus conteúdos de olhares alheios. Usa e abusa de sistemas de segurança como o padrão de desbloqueio, sensor de impressões ou desbloqueio facial. Hoje em dia, os sistemas de desbloqueio facial mais avançados já não permitem desbloquear o smartphone com uma fotografia ou quando a pessoa tem os olhos fechados, por exemplo – já podes dormir descansado, que todos os teus segredos estão seguros! Qualquer um destes sistemas pode ser um bom aliado, especialmente nestas alturas, em que estamos mais descontraídos.

Levar uma Powerbank
Esta é aquela altura em que estamos fora de casa durante longos períodos, e, com o típico uso acima do normal, não há bateria que resista. Sem tomadas eléctricas por perto, como na praia, o melhor é termos uma Powerbank à mão para não ficarmos privados de usar o equipamento. O ideal é usarmos um powerbank solar e, já agora, à prova de água. Por ser solar, terá sempre energia onde haja incidência de luz. Ideal para quando estiveres na praia, pois sol não falta.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.