Samsung anunciou o Galaxy A Quantum, o primeiro smartphone com tecnologia de criptografia quântica

A Samsung e a operadora sul-coreana SK Telecom anunciaram o novo smartphone Galaxy A Quantum, o primeiro smartphone 5G equipado com um chipset gerador de números aleatórios quânticos (QRNG), desenvolvido pela ID Quantique, subsidiária da SK Telecom na Suíça.

O chipset QRNG usado é o SKT IDQ S2Q000 e melhora a segurança dos dados do equipamento utilizando a tecnologia de criptografia quântica para gerar números aleatórios e criar chaves seguras imprevisíveis.

O chipset compreende um LED e um sensor de imagem CMOS, que detecta a luz emitida pelo díodo e gera números aleatórios. Esses números aleatórios são então fornecidos a serviços que exigem identificação e certificação, como aplicações de pagamento móvel, para gerar chaves de criptografia e aumentar a sua segurança.

O Galaxy Quantum é, basicamente, Galaxy A71 5G renomeado com o chip QRNG, o que significa que vem equipado com um processador Exynos 980 SoC, um ecrã Infinity-O Super AMOLED de 6.7 polegadas e um leitor de impressões digitais no ecrã. Traz ainda quatro câmaras traseiras, a primária de 64MP, em conjunto com uma ultra angular de 12MP, uma macro de 5MP e um sensor de profundidade de 5MP, para além da câmara frontal de 32MP.

O Galaxy A Quantum vem com uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 25W e possui três opções de cores – preto, prata e azul. Traz uma única configuração de memória, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, e custará cerca de €500, estando disponível para pré-reserva na Coreia do Sul a partir de 15 de Maio, com as vendas a iniciarem-se a 22 de Maio.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.