Pandemia impulsiona utilização da app TikTok a nível mundial e Portugal não foi excepção

A pandemia da Covid-19 e o confinamento de grande parte da população em casa tem alterado de várias formas o normal dia-a-dia das pessoas, onde a componente tecnológica teve um considerável aumento, em especial as aplicações de videoconferência e para smartphones. Destas últimas, a app de vídeo TikTok teve um aumento considerável no primeiro trimestre deste ano, tendo sido descarregado mais de 315 milhões de vezes, o que permitiu que tivesse atingido a incrível marca dos dois mil milhões de downloads desde o seu lançamento, de acordo com estimativas da Sensor Tower.

TikTok conseguiu no primeiro trimestre deste ano o maior número de downloads que alguma vez uma aplicação obteve num único trimestre. Embora a aplicação já fosse muito popular e de ter vindo a alargar o leque de utilizadores, este recente aumento deveu-se, principalmente, à pandemia global da Covid-19, onde muitas pessoas foram atraídas para os seus dispositivos móveis mais do que nunca, à medida que procuraram novas formas de comprar, trabalhar e de se ligarem e interagirem com outras pessoas.

Global TikTok Downloads by Quarter

A Google Play foi responsável pela grande maioria dos downloads do TikTok até o momento, acumulando mais de 1,5 mil milhões de instalações, cerca de 75% do total, com a App Store a ser responsável pelos restantes 25%. As receitas totais da aplicação aumentaram para 456,7 milhões de dólares, com 72% das mesmas a serem oriundas da China. Embora com menos downloads que na Google Play, a App Store representou a maior fatia das receitas, acumulando 435,3 milhões de dólares.

A Índia tem sido o maior impulsionador dos downloads do TikTok, sendo responsável por 611 milhões de instalações, 30% do total, com a China e os EUA a seguirem.

Portugal não foge à regra do grande sucesso e elevado aumento da utilização desta aplicação, contando com 1,8 milhões de utilizadores, dos quais 65% são do sexo feminino, de acordo com dados divulgados pela Azerion, empresa que representa o TikTok no território nacional.

Como qualquer tipo de rede social em período de ascenção, a maior parte dos utilizadores do TikTok em território nacional são jovens entre os 19 e os 24 anos (36%), seguindo-se adolescentes entre os 14 e os 18 anos (32%). Apenas 20% dos utilizadores têm mais de 25 anos, demonstrando como a aplicação tem maior expressão no público mais jovem.

Segundo a Azerion, os utilizadores portugueses passam, em média, 50 minutos por dia no TikTok, acedendo à aplicação cerca de sete vezes por dia. Do mesmo modo que a nível global, a aplicação teve um significativo incremento nos últimos meses, com um aumento de 36% no número de utilizadores desde Fevereiro, ou seja, mais 500 mil novos utilizadores em Portugal em apenas dois meses.

A Azerion indicou ainda que novos formatos estão a caminho da aplicação e que a mesma já começa a ser utilizada por grande marcas em Portugal como forma de chegar a um público jovem.

Fonte: Sensor Tower, Azerion

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.