ANACOM lança guia prático para responder às dúvidas dos consumidores

A ANACOM lançou hoje uma área dedicada exclusivamente ao impacto da Covid-19 no sector das comunicações. Entre os diversos temas é possível consultar as principais alterações legislativas resultantes da pandemia, as boas práticas na utilização de serviços, os conselhos a seguir para evitar fraudes e burlas, os planos de contingência da ANACOM e dos prestadores de serviços e, ainda, as perguntas frequentes relacionadas com o impacto da pandemia nas comunicações.

Adicionalmente, é ainda possível aceder à ferramenta NET.mede para medir a velocidade de ligação internet e também ao recém lançado guia prático que visa responder às principais dúvidas dos consumidores de comunicações, no actual quadro excepcional decorrente da pandemia da Covid-19. O objectivo é ajudar os utilizadores a conhecer os seus direitos, apoiando-os na actual conjuntura.

O guia dá resposta a um vasto conjunto de questões que chegaram ao conhecimento da ANACOM através de reclamações e pedidos de informação feitos nos livros de reclamações ou recebidos directamente através dos meios de contacto que disponibiliza. Entre as questões suscitadas, destacam-se o que fazer se não se conseguir pagar os serviços de comunicações, se é possível cancelar o contrato sem penalização, se o operador pode suspender os serviços ou se é possível manter os serviços pagando mais tarde.

Estas e outras perguntas encontram resposta neste guia prático da ANACOM, numa linguagem simples, clara e facilmente entendível, que contribui para um maior esclarecimento dos consumidores, o que os habilita a fazer uma gestão mais adequada do seu contrato e da relação com o seu prestador de serviços.

O Guia do Consumidor está disponível em formato flipbook, o que facilita a sua consulta, estando igualmente disponível para download.

Fonte: ANACOM

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.