Distanciamento social contribui para grande aumento do downloads de jogos mobile para vários jogadores

Um recente estudo da empresa de análise estatística de aplicações para dispositivos móveis App Annie indica que, à medida que as pessoas procuram divertir-se e manter-se ligadas aos familiares e amigos enquanto mantêm o distanciamento social pedido pelas autoridades de saúde, a procura e download de jogos para múltiplos jogadores está em claro crescimento.

Em virtude do confinamento em casa devido à pandemia da Covid-19, os jogos para dispositivos móveis fornecem um canal não apenas para entretenimento, mas também para a conexão social. A App Annie indicou que durante o mês de Março assistiu-se a um significativo aumento do download de jogos para vários jogadores, como Words With Friends 2, ROBLOX, Magic Tiles 3 e Mario Kart Tour, títulos que contribuíram para o aumento de 50% nos downloads semanais mundiais de jogos realizados na semana de 22 a 28 de Março de 2020, em comparação com o nível semanal médio do quarto trimestre de 2019. De facto, a semana de 22 de Março foi a maior semana de downloads de jogos para smartphones de sempre, registando um recorde de 1,2 mil milhões de downloads.

gravar downloads globais jogos pandemia de coronavírus

É normal assistir-se a um aumento bastante significativo dos download no último trimestre do ano em virtude da época do Natal e final de ano. O que também costuma ser normal é que a partir do meio de Janeiro existe sempre uma quebra, algo que não aconteceu, em especial no mês de Fevereiro na China, e agora em termos mundiais. Foi impressionante o aumento do downloads de jogos mobile na última semana de Março, um aumento de 30% em relação à média das semanas anteriores de 2020, com especial enfoque nos jogos multiplayer, títulos que ajudam as pessoas a divertir-se com outros especialmente num momento em que estamos todos muito separados.

Analisando o top 5 dos jogos multiplayer mais descarregados durante o mês de Março nos principais mercados mundiais, vemos que no Reino Unido os cinco principais jogos multiplayer eram todos casuais, enquanto a maioria dos mercados analisados ​​viu uma mistura de jogos casuais e outros. A França e os EUA foram os únicos mercados a apresentar um jogo de casino. Na China, é normal vermos que os jogos mais populares são produzidos em casa pelos editores sediados no país, no entanto, no top 5 dos jogos multiplayer, dois são de empresas com sede nos EUA: Minecraft Pocket Edition e Plants vs. Zombies 2 da Microsoft e Electronic Arts , respectivamente.

os melhores jogos multiplayer pandemia de covid19

Com a disseminação do coronavírus, atingindo novos níveis nos EUA e na Europa, é evidente que os consumidores estão a aumentar a utilização dos smartphones para jogar com os amigos como forma de conexão, bem como para entretenimento a solo.

Com base no seu relatório para 2019, a App Annie indica que o smartphone detém já a maior quota do mercado total de videojogos, uma fatia 2,4 vezes maior que os jogos para PC / Mac e 2,9 vezes que os títulos para consolas, esperando que atinja este ano receitas globais da ordem dos 100 mil milhões de dólares. Como os consumidores passam mais tempo em casa e descobrem novas maneiras de se conectar com os outros, é expectável que os jogos para vários jogadores continuem a verificar uma aceleração devido à acessibilidade dos dispositivos móveis, permitindo que exista uma consola de jogos no bolso de todos os proprietários de smartphones numa escala nunca antes vista.

Fonte: App Annie

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.