Samsung continua a liderar o mercado global de smartphones em 2019

As vendas globais de smartphones desceram 0,4% no quarto trimestre de 2019, comparando com o mesmo período do ano anterior. Segundo o estudo da Gartner, no ano de 2019 as vendas de smartphones caíram 1%.

O ano de 2019 terminou um pouco melhor do que o esperado, devido ao desempenho ligeiramente melhor da América do Norte e da Ásia / Pacífico“, disse Anshul Gupta, analista sénior da Gartner. “No entanto, a Índia, que vendeu 151,9 milhões de unidades, ultrapassou os EUA e tornou-se no segundo país onde se vendem mais smartphones em 2019. A China manteve a liderança, com vendas de 390,8 milhões de smartphones durante o ano inteiro.

A Apple e a Xiaomi foram os únicos fabricantes entre os cinco primeiros a crescer quota de mercado no último trimestre do ano passado. Após quatro trimestres consecutivos de queda, as vendas do iPhone da Apple voltaram a crescer, com um aumento de 7,8% no quarto trimestre, devido, segundo Annette Zimmermann, vice-presidente de pesquisa da Gartner, a “uma ligeira queda nos preços da série iPhone 11, em comparação com o iPhone XR, e outras reduções de preço nos modelos de iPhone da geração anterior, facto que aumentou a procura”.

Mesmo com um declínio nas vendas, a Samsung garantiu a liderança com 17,3% de quota de mercado. A Apple garantiu a posição número 2 com 17,1%.

As vendas de smartphones da Xiaomi totalizaram 32,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2019 – um aumento de 16,5%, ano a ano. “Esse forte desempenho permitiu à Xiaomi superar o OPPO e ocupar o quarto lugar”, disse Gupta. “O preço e o desempenho dos modelos Redmi impulsionaram o crescimento das vendas de smartphones da Xiaomi, e a empresa saiu-se particularmente bem nos países emergentes da Ásia / Pacífico.”

Em termos anuais, e apesar de uma pequena contracção (0,5%) em relação ao ano anterior nas vendas de smartphones no quarto trimestre de 2019, a Samsung manteve a liderança do mercado global em 2019, tendo aumentado as suas vendas anuais em 0,4% para 296,2 milhões de unidades.

A Samsung reformulou com sucesso seus smartphones de nível intermediário e básico em 2019. Para atrair compradores preocupados com preço de smartphones de gama alta, lançou o Galaxy S10 Lite e o Galaxy Note 10 Lite no início de Janeiro de 2019. A Huawei registou o maior crescimento em 2019, com um aumento anual geral de 18,6%. Isso ajudou a garantir o segundo lugar no ano, à frente da Apple. Enquanto enfrenta uma proibição prolongada dos EUA, a Huawei seguiu agressivamente a sua estratégia para smartphones na China, onde aumentou sua participação de mercado em 37% em 2019.

No futuro, enquanto o surto de COVID-19 impactará negativamente a procura de smartphones na China no primeiro trimestre de 2020, não esperamos uma contracção da demanda no mercado internacional de smartphones durante esse período”, disse Zimmermann.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.