Portugueses aumentaram acessos à internet e tempo de conversação no telemóvel em 2019

Segundo informação divulgada pela ANACOM, o tráfego de voz móvel aumentou 2,8% em 2019. O tempo de conversação por acesso de voz móvel em 2019 foi, em média, de 204 minutos por mês, mais 4,8 minutos do que em igual período do ano anterior. A evolução ocorrida no tráfego de voz em minutos deveu-se, sobretudo, ao crescimento do tráfego off-net, que aumentou 6% face a 2018.

Realce ainda para o crescimento significativo do tráfego em roaming internacional, que, com excepção do número de mensagens escritas, registou em 2019 aumentos assinaláveis em todos os tipos de tráfego face ao ano anterior, com destaque para o tráfego de Internet (mais 58,5% no caso do roaming in e 74,1% no caso do roaming out). Nos últimos 5 anos, no que se refere a tráfego em minutos, a balança de roaming (roaming in – roaming out) foi superavitária apenas em 2017.

Para além de falarem mais ao telemóvel, os Portugueses também utilizaram o equipamento muitas mais vezes para aceder à internet. O tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel (BLM) aumentou 36,8% em 2019, associado a um crescimento de 44% nos acessos através de telemóvel. Entre 2015 e 2019, o crescimento médio anual do tráfego de BLM de acessos através de telemóvel foi de 46%. Em 2019, registou-se um aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, que subiram 7,4% face a 2018, para cerca de 7,6 milhões.

Em relação à distribuição do mercado, em 2019, a MEO foi o prestador com a quota mais elevada (41,9%) dos acessos móveis activos com utilização efectiva, seguida da Vodafone (30,2%) e da NOS (25,4%).

Fonte: ANACOM

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.