Google Maps comemora 15 anos com a introdução de novas funcionalidades

Faz amanhã 15 anos que foi lançado o Google Maps e para comemorar a data a Google introduziu algumas novidades no serviço, desde um novo ícone a novas funcionalidades baseadas nos comentários e sugestões dos utilizadores.

Utilizado por mais de mil milhões de pessoas, o Maps quer ir além de apenas ajudar a deslocar até determinado ponto. Com isto em vista, foram feitos alguns ajustes ao aspecto da aplicação com a introdução de uma navegação centrada em cinco separadores. No separador Explorar será possível encontrar informação, classificações e comentários sobre os mais de 200 milhões de locais em todo o mundo, incluindo restaurantes e atracções nas proximidades. O separador Ir existe para garantir que está na rota mais eficiente, podendo ainda obter actualizações de trânsito em tempo real, a duração da viagem e sugestões de rotas alternativas. O separador Guardado permite guardar os locais de mais interesse para o utilizador de forma a aceder aos mesmos mais rapidamente.

O separador Contribuir visa utilizar as contribuições de centenas de milhões de pessoas que ajudam a manter o Maps actualizado. Através deste separador é possível partilhar facilmente o conhecimento local, como por exemplo detalhes sobre as estradas, locais em falta, fotos e comentários. Por fim, o novo separador Novidades oferece um feed de locais que estão na moda ou locais a visitar sugeridos por especialistas. Além da descoberta, dos locais guardados e da partilha de recomendações, é agora também possível conversar directamente com as lojas e negócios e ver as suas questões respondidas.

Mas as alterações começam logo no ícone da aplicação. “Estamos também a actualizar o ícone do Google Maps que reflecte a evolução que temos vindo a fazer no mapeamento do mundo. O pin é uma parte central do Google Maps desde o início e representa a mudança que fizemos desde de levá-lo até ao seu destino até ajudá-lo também na descoberta de novos locais e experiências.”, indica a empresa. Adicionalmente, e como celebração do aniversário, estará disponível, por tempo limitado, um ícone de carro quando navegar com o Google Maps.

Evolução do ícone do Google Maps

O Google Maps não serve apenas para planear viagens de carro, mas também em viagens a pé ou de transportes públicos. No ano passado, foi introduzida a funcionalidade de previsões de ocupação para ajudar a saber o quão lotado estará o autocarro, comboio ou a composição do metro com base em viagens anteriores. A Google resolveu acrescentar novos detalhes com base em informações de outros passageiros e passará a disponibilizar, em breve, outros detalhes importantes como se a temperatura foi considerada fria ou quente por passageiros anteriores, informações sobre acessibilidade e como identificar linhas de transportes públicos com pessoal de apoio, entradas e lugares acessíveis, botões de paragem acessíveis e LEDs muito visíveis, e se existe sistema de monitorização de segurança no local, quer seja através da presença de seguranças, câmaras de segurança instaladas ou mesmo linha de apoio disponível. Estas novas informações provêm de passageiros que partilharam as suas experiências e irão aparecer, sempre que disponíveis, ao lado da rotas de transportes públicos, estando previsto estarem disponíveis a partir de Março.

Estas novidades demonstram o objectivo da Google de tornar o Maps em algo que vai muito além de uma ferramenta para ajudar a deslocar-se do ponto A para o ponto B. Visa estreitar a sua relação com os utilizadores, permitindo que estes possam partilhar informações adicionais com o serviço, e mostrar mais detalhes sobre os locais e negócios numa clara estratégia de combater a concorrência de outras aplicações semelhantes.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *