Emperion revelou smartphone baseado no Windows 10 ARM e que suporta apps Android

A Emperion é uma empresa britânica, talvez não muito conhecida, mas cuja revelação hoje efectuada pode mudar essa visão rapidamente. A marca noticiou estar a desenvolver um smartphone baseado no Windows 10 ARM com suporte a aplicações Android.

O dispositivo terá o nome Nebulus e correrá uma versão do Windows 10 ARM com uma interface de utilizador personalizada. No interior, o equipamento será alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 845 com overclock e um controlador gráfico Adreno 630. Em termos de memória, terá 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, expansível até 2TB através de cartão microSD. O ecrã será de 6,2 polegadas e trará um sistema de câmaras Emperion OptiX baseado em dois sensores de 13MP. O equipamento suportará Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, NFC e 4G LTE. A energia será fornecida através de uma poderosa bateria recarregável com capacidade de 6000 mAh. O preço deverá rondar os 170 dólares.

A marca indicou ainda que o Nebulus suportará aplicações Android de forma nativa, ou seja, sem a utilização de qualquer emulador nem a necessidade de alternar entre os dois sistemas operativos. A empresa indicou ainda que a própria Microsoft tem sido uma ajuda essencial neste projecto.

No entanto, este projecto levanta imensas dúvidas, sendo a principal que o Windows 10 ARM não possui funcionalidades para telefonia, ou seja, a realização de chamadas “tradicionais”. Estas apenas poderão ser efectuadas através da internet, como por exemplo via Skype.

Para já a empresa indica que este é um projecto em desenvolvimento, um prototipo, por isso acreditamos que estas, e muitas outras questões, deverão ser respondidas algures no futuro, se este projecto tiver realmente capacidade para seguir em frente.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.