Coronavírus aumentou o interesse pelo jogo Plague Inc

O Coronavirús tem estado na ordem do dia nas últimas semanas e tem deixado o mundo em estado de alerta, com mais de 17 mil pessoas infectadas e mais de 300 vítimas. Segundo a Ndemic Creations, toda esta tensão e alarme teve impacto no seu já popular jogo Plague Inc que registou um grande aumento de interesse por parte das pessoas, especialmente na China, algo que não lhe é novidade pois situações semelhantes já aconteceram no passado, como em 2014 aquando da epidemia do vírus Ebola.

Plague Inc é um título disponível para smartphones, mas também para PC, consolas e Nintendo Switch, onde o objectivo do jogador é criar uma praga que contamine o mundo inteiro. O jogo foi idealizado para ser o mais realista e informativo possível, contendo uma extensa base de dados sobre epidemias e surtos que já ocorreram na história. Mas, no entanto, James Vaughn, designer do jogo, aproveitou este aumento do interesse para emitir um alerta a indicar que Plague Inc trata-se apenas de um jogo.

O Plague Inc. foi lançado há oito anos e sempre que um surto de uma doença começa vemos um aumento de jogadores conforme as pessoas buscam descobrir mais sobre como as doenças se espalham e tentam entender as complexidades de surtos virais. Nós desenvolvemos o jogo especificamente para ser realista e informativo, ao mesmo tempo que não criamos sensacionalismos sobre problemas graves do mundo real. Isso foi reconhecido pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e outras organizações médicas ao redor do mundo. Contudo, lembrem-se que o Plague Inc é um jogo, não um modelo científico, e o actual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um número enorme de pessoas. Nós recomendamos sempre que os jogadores pesquisem as suas informações directamente com as autoridades de saúde locais e globais.”, disse James Vaughn.

De acordo com a empresa App Annie, Plague Inc. foi o jogo que registou o maior número de downloads na China e nos EUA nos últimos dias, estando inclusive no top dos mais descarregados.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *