China lança app para detectar se o utilizador esteve perto de alguém infectado com o Coronavírus

Woman mask Covid-19

A China lançou uma aplicação móvel, intitulada Close Contact Detector, quer permite às pessoas verificarem se correm risco de terem sido infectados pelo novo Coronavírus. A ideia é informar o utilizador se esteve em contacto próximo com algum infectado, o que, em caso afirmativo, aconselha-o a ficar em casa e a entrar em contacto com as autoridades de saúde locais.

Para utilizar a app, os utilizadores necessitam digitalizar um código QR através de aplicações móveis como Alipay ou WeChat. Após o registo com um número de telefone, os utilizadores terão que indicar o nome e número de identificação para saber se estiveram em contacto próximo com alguém infectado, com várias agências governamentais, incluindo a Comissão Nacional de Saúde, o Ministério dos Transportes, a China Railway e a Administração de Aviação Civil da China a garantirem que os dados utilizados são precisos ​​e confiáveis.

Segundo a Comissão Nacional de Saúde, contacto próximo refere-se a alguém que se aproximou, sem protecção efectiva, com casos confirmados, casos suspeitos ou casos leves enquanto a pessoa estava doente. Estas situações incluem pessoas que trabalham juntas, partilham a mesma sala de aula ou moram na mesma casa; equipas médicas, familiares ou outras pessoas que estiveram em contacto próximo com pacientes num ambiente fechado e outros pacientes na mesma sala e seus cuidadores; bem como passageiros e tripulantes que estiveram no mesmo local de transporte com pacientes (casos confirmados e suspeitos) e casos infectados (casos leves e casos assintomáticos).

Alguns exemplos indicados foram num voo, todos os passageiros na mesma fila e três filas na frente e atrás do assento, bem como os comissários de bordo que prestam serviços de cabine na área, são considerados em contacto próximo, enquanto outros passageiros seriam referidos como tendo contacto geral. Num comboio com ar condicionado totalmente fechado, todos os passageiros e membros da tripulação que estão na mesma carruagem são considerados em contacto próximo.

Até ao momento, o novo Coronavírus já infectou mais de 40 mil pessoas e matou mais de mil.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →