AppGallery da Huawei é já a terceira maior loja de apps para dispositivos móveis

As sanções impostas pelos EUA à Huawei levaram a que os serviços da Google deixassem de estar disponíveis nos smartphones mais recentes da fabricante chinesa. Entre esses serviços está a Play Store, a loja de aplicações da Google, impossibilitando os utilizadores de dispositivos Android e descarregarem aplicações desse local. Isto levou a Huawei a apostar na sua loja de aplicações, a AppGallery, e, desde há já alguns meses, ter estado a trabalhar intensamente com diversos developers e editoras de forma a poder disponibilizar na sua loja as principais aplicações.

E todo este esforço tem estado a dar frutos, com a empresa a indicar que a AppGallery é já a terceira maior loja de aplicações disponível para equipamentos móveis, portanto, ficando apenas atrás da App Store, da Apple, e da Play Store, da Google. A loja da Huawei está disponível para 600 milhões de dispositivos em 170 países. Em 2019, a AppGallery teve mais de 400 milhões de utilizadores activos mensalmente, que contribuíram para os 210 mil milhões de downloads realizados durante o ano.

Ao todo, a loja da Huawei tem já 1,3 milhões de developers registados e mais de 55 mil aplicações, números que subiram bastante nos últimos meses devido ao foco que a empresa dedicou a este serviço. Portugal não é excepção, com Tiago Flores, director de vendas de produto da marca em Portugal, a indicar que a loja já conta com 68 aplicações portuguesas, número que deverá subir em breve uma vez que a empresa tem como objectivo chegar às 175 apps nacionais em Março deste ano, número que diz abranger 98% da utilização dos consumidores portugueses.

De privados e entidades públicas, a loja conta actualmente com aplicações da RTP, da Media Capital ou da Agência para a Modernização Administrativa, como o ID Gov e o Cartão de cidadão digital.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

Os comentários, que são moderados antes de serem publicados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Foneplay reserva-se no direito de excluir comentários que achar não serem adequados.