A Samsung apresentou o Galaxy Z Flip, o novo dobrável que chega a Portugal a 21 de Fevereiro

O Galaxy Fold inaugurou a era dos dispositivos móveis dobráveis, tendo chegado a Portugal no passado mês de Dezembro e esgotado em poucos dias. Agora chegou a vez do Galaxy Z Flip, o primeiro equipamento da linha Z, que reafirma o compromisso da Samsung em liderar este segmento de mercado, alavancando tecnologias e design para criar experiências que irão surpreender e agradar os consumidores em anos vindouros.

O Galaxy Z Flip apresenta um design diferente, com a dobra em formato de concha. Concebido com vidro dobrável de primeira geração, o Galaxy Z Flip põe literalmente à prova as leis da física, transformando um ecrã dobrável de 6,7 polegadas num elegante formato que cabe na palma da mão.

Nós, na Samsung, estamos motivados pelo sucesso que foi o Galaxy Fold. O lançamento do Galaxy Z Flip é um passo importante que estamos a dar na construção desta nova categoria de smartphones dobráveis, oferecendo aos consumidores um formato mais elegante, um novo ecrã e, o mais importante, uma nova experiência mobile”. Afirma Dr. TM Roh, President and Head of Mobile Communications Business na Samsung Electronics. “Através do design dobrável e uma experiência de utilizador única do novo Galaxy Z Flip estamos a redefinir o que um dispositivo móvel pode ser e o que os consumidores conseguiram fazer com o mesmo”.

O Galaxy Z Flip pode ser dobrado até ao tamanho de uma carteira para que possa colocá-lo no bolso ou na mala. Quando fechado, o dispositivo é elegante, compacto e do tamanho da palma de uma mão. Quando aberto, o tamanho do ecrã, praticamente, duplica, chegando a atingir 6,7 polegadas. O Galaxy Z Flip combina um ecrã Infinity Flex com vidro ultrafino com uma resolução FHD+ de 2636×1080 e um rácio de 21,9:9.

Quando fechado, o Galaxy Z Flip apresenta na parte exterior uma ecrã OLED de 1,1 polegadas com uma resolução de 300×112 que mostrará variada informação, como notificações de mensagens ou chamadas, a data, as horas e o estado da bateria, sendo possível atender chamadas sem que seja necessário abrir o dispositivo ou mesmo responder mensagens com um simples toque na notificação.

Ao contrário do Galaxy Fold, o Galaxy Z Flip pode ser aberto em vários ângulos, permitindo ao utilizador tirar selfies que mostrem mais do mundo que o rodeia. A nova coluna articulada é apoiada por um mecanismo “dual CAM” que foi desenhado para assegurar que cada dobra é feita de forma suave e estável. O Galaxy Z Flip pode estar desdobrado à mesma amplitude angular que um computador portátil (ou seja, a 90º). O sistema de coluna articulada também utiliza a nova tecnologia de limpeza, que utiliza fibras de nylon trabalhadas por tecnologia de micro-corte em altura para repelir sujidade e pó.

A Samsung em conjunto com a Google desenhou o “Modo Flex”, um modo de utilização específico para dispositivos com este formato. Quando o equipamento está aberto a “90º” (“free standing”) o ecrã do Galaxy Z Flip automaticamente transforma-se em dois ecrãs de 4 polegadas cada para que possa facilmente ver imagens, conteúdos ou vídeos na parte superior dos ecrãs e controlá-los na parte de baixo dos mesmos. Neste modo, torna-se mais fácil assistir e navegar no Youtube – no modo “free-standing” poderá assistir a um vídeo no ecrã que fica na parte superior e pesquisar por mais vídeos ler comentários na parte inferior do equipamento. O Z Flip possui duas câmaras na traseira de 12MP (a principal e uma ultra grande angular), que permite a gravação de vídeos 4K, Live Focus (desfocagem live) e gravação de vídeos Super Steady (Super Estáveis ), e uma frontal de 10MP.

Com o Galaxy Z Flip poderá fazer várias atividades ao mesmo tempo em diferentes janelas com a funcionalidade Multi-Active Window (janela multiactividade). Para isso basta abrir a opção Multi-Window Tray, arrastar e soltar a aplicação que pretende utilizar. O Galaxy Z Flip possui um sistema de bateria dupla para garantir uma maior duração da bateria sem que seja necessário ocupar mais espaço. É possível de recarregar com cabo ou sem cabo, sendo ainda capaz de partilhar energia com os Galaxy Buds+, Galaxy Watch e dispositivos móveis dos seus amigos, através do recurso Wireless PowerShare.

Em Portugal, o Galaxy Z Flip estará disponível no dia 21 de Fevereiro de 2020 nas cores Mirror Purple e Mirror Black, nas lojas Samsung (online e físicas) e nas lojas Meo, Vodafone e NOS. O PVP recomendado é €1529,90, ou seja, cerca de €500 mais barato que o Galaxy Fold.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *